Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Banrisul Corretora de Valores lança marca

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Banrisul-Agencia-Carlos-Gomes-1-Credito-Mauricio-Lima.jpg

Em tempos de mudanças rápidas e cenários econômicos imprevisíveis, investir com segurança exige mais do que produtos financeiros – exige uma gestão que saiba interpretar o mercado e transformar incertezas em oportunidades. É nesse contexto que, em comemoração aos seus 55 anos, a Banrisul Corretora de Valores anuncia o posicionamento estratégico para os negócios de administração e gestão de fundos de investimento, com a criação da marca Banrisul Asset. Nessa iniciativa, a empresa procura entregar soluções inteligentes, personalizadas e alinhadas aos objetivos dos clientes do Banrisul, além de representar um novo patamar na forma de cuidar do patrimônio de cada cliente.

A Banrisul Asset nasce com volume sob administração e gestão de mais de R$ 21 bilhões, 34 veículos de investimentos, mais de 40 mil cotistas e selos de excelência na indústria de fundos de investimento. Recentemente, a marca teve reconhecida como excelente a estratégia de cinco fundos de investimento, pela Revista Investidor Institucional, publicação de referência no mercado financeiro brasileiro, voltada ao segmento institucional. O reconhecimento reforça a consistência da gestão de recursos na Banrisul Asset e a dedicação em oferecer veículos de investimento que aliam desempenho e segurança aos investidores.

CONCEITO 

A Banrisul Asset conta com o slogan Gestão de investimentos orientada para você e as seguintes chamadas:

“Seu patrimônio merece mais do que cuidado. Merece direção.”: A Banrisul Asset foi concebida para colocar você no centro das decisões. Com uma equipe especializada e uma abordagem orientada por dados, análises e inteligência de mercado, oferece fundos pensados para diferentes perfis de investidor – do mais conservador ao mais arrojado. Aqui, cada estratégia é construída com base em critérios técnicos, visão de longo prazo e compromisso com a rentabilidade sustentável.

“Mais inteligência. Mais estratégia. Mais você no centro das decisões.”: A gestão da Banrisul Asset é pautada pela consistência, transparência e busca contínua por performance. Os fundos que você já conhece continuam disponíveis, agora com uma estrutura ainda mais robusta e focada em entregar resultados. A orientação é clara: oferecer soluções que acompanhem sua jornada financeira, respeitando seus objetivos e se adaptando às mudanças do mercado. Porque investir bem é mais do que aplicar recursos – é saber onde, como e por que investir.

“Banrisul Asset é o seu novo ponto de partida.”: Com tradição e solidez, a Banrisul Asset une experiência e inovação para oferecer uma gestão que realmente faz sentido para você. É a escolha certa para quem busca segurança, rentabilidade e uma orientação confiável em meio à complexidade do mercado.

Últimas Notícias