
O Banrisul anunciou, nesta quarta-feira (21), investimento de R$ 1 milhão na Biblioteca Pública do Estado (BPE). O aporte financeiro visa a qualificação da acessibilidade e a modernização da Gibiteca e do mobiliário da instituição. O ato de assinatura do repasse dos recursos contou com a presença do secretário estadual da Cultura, Eduardo Loureiro, e dos presidentes do Banrisul, Fernando Lemos, e da Associação de Amigos da BPÈ (AAABPE), Alcides Stumpf, além de gestores e público em geral.
A diretora da Biblioteca Pública destacou que o recurso servirá para tornar a instituição mais inclusiva. Segundo Ana Maria de Souza, essa era uma preocupação antiga desde que assumiu o cargo. ” Vamos trabalhar na Gibiteca a acessibilidade de leitura. Será uma biblioteca aberta para todos, com serviços e produtos para todas as pessoas, com a modernização e qualificação do setor de Braille, que fica nesse mesmo espaço. Vamos disponibilizar tecnologia de acesso e autoatendimento”, detalhou.
O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, disse que, desde a enchente de 2024, um dos objetivos foi reerguer o Estado por meio da cultura. Na ocasião, Lemos citou a criação do Banrisul Cultural, com o objetivo de apoiar ações culturais e projetos sociais. “O Instituto veio para investirmos e provocar a área cultural do Rio Grande do Sul para que ela possa nos trazer coisas novas, mais bonitas, para que as pessoas possam avançar. Porque um estado só avança se tiver cultura”, destacou.
O secretário estadual da Cultura, Eduardo Loureiro, exaltou o fato de o Banrisul estar presente em diferentes áreas e momentos. “Isso demonstra de forma muito contundente a importância da participação do Banrisul, que é o banco de todos os gaúchos, com o comprometimento para o desenvolvimento do nosso estado, por meio de todas as suas atividades e o impacto que isso gera para o crescimento e desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou.
O repasse do recurso foi feito para a Associação de Amigos da BPE, responsável pela operacionalização e administração dos valores. Localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, a BPE registrou, em 2025, quase 55 mil visitantes e cerca de 12 mil empréstimos de livros e quadrinhos, acréscimo de 55 e 120%, respectivamente, em relação ao ano anterior.
Fonte: Eduardo Souza / Rádio Guaíba