Enquanto o Rio Grande do Sul ainda tenta se reerguer dos estragos deixados pelas chuvas que devastaram centenas de cidades em 2024, uma nova onda de inundações volta a castigar comunidades inteiras agora. Rios voltaram a subir, famílias voltaram a sair de casa, e um frio cortante chegou para tornar tudo ainda mais difícil. Em meio ao cenário de perda, desalento e incerteza, uma necessidade grita: alimento. Diante desse cenário, a campanha Sábado Solidário da Rede de Bancos de Alimentos do RS, a ser realizada no próximo sábado, 5 de julho, é uma oportunidade para todos ajudarem.
A ação acontecerá em supermercados de 21 cidades gaúchas, com um único objetivo: garantir alimento à mesa de quem mais precisa. Voluntários da Rede de Bancos de Alimentos estarão em dezenas de supermercados parceiros, com seus jalecos e corações abertos, acolhendo cada gesto de generosidade. Realizarão o Sábado Solidário os seguintes Bancos de Alimentos integrantes da Rede: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Região do Calçado (Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo e Sapiranga), Santa Maria, Tramandaí (Imbé, Osório e Tramandaí), Vale do Sinos (Esteio, Portão, São Leopoldo e Sapucaia do Sul) e Viamão.
Os Bancos de Alimentos de Alegrete, Capão da Canoa e Pelotas promoverão seu Sábado Solidário no dia 12 de julho. Todos podem ajudar. É simples: basta incluir no carrinho do supermercado algum item não perecível, para doação, como arroz, feijão, leite, óleo, farinha, macarrão e enlatados. O que parece pouco para quem doa, representa muito — às vezes, tudo — para quem recebe.
Há mais de 24 anos, o Sábado Solidário transforma pequenos gestos em grandes mudanças. Com o apoio da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados) e, em Porto Alegre, também do Setcergs e do Centro Empresarial Porto Seco (Ceporto), a campanha mobiliza a sociedade civil a apoiar os irmãos mais necessitados. Todos os alimentos arrecadados são destinados a organizações sociais que atendem populações em situação de vulnerabilidade, e, neste momento, também às famílias atingidas pelas enchentes recentes.
A fome não espera. Ela não pode ser adiada. E nem combatida sozinha. Faça sua parte. Compartilhe. Doe. Participe do Sábado Solidário. Também é possível doar online, sem sair de casa, de forma prática e segura, pelo site: www.doealimentos.com.br