
O município de Balneário Pinhal, no Litoral Norte, antecipou ações do plano de contingência para enfrentamento aos efeitos do ciclone extratropical que pode atingir a cidade até esta quarta-feira. Conforme o prefeito Cezar Furini, houve a mobilização antecipada de secretarias e compra de itens para auxílio a possíveis pessoas afetadas pelo evento climático.
A Defesa Civil estadual divulgou um aviso nesta segunda-feira, alertando para a possibilidade de chuvas e ventos intensos, que podem chegar pontualmente a 100Km/h em algumas regiões do Estado, principalmente na região Oeste e no Litoral.
“Já temos o plano de contingência pronto. Fizemos um estoque de telhas e lonas pra poder fazer o trabalho, caso precise trabalho de ação. Em caso de ocorrência, mobilizamos as secretarias de obras e serviços urbanos, juntamente com os coordenadores da Defesa Civil”, revelou Furini.
Ainda conforme o prefeito, no ciclone do dia 28 de junho, 35 casas foram destelhadas na cidade. Segundo ele, a principal consequência foi econômica, já que Balneário Pinhal foi afetado por cerca de cinco dias pela falta de energia elétrica. No evento do mês passado, 3 mil clientes ficaram sem luz no município, que moveu uma ação contra a CEEE Equatorial pedindo indenização de R$ 3milhões por danos morais coletivos.
Fonte: Eduardo Souza / Rádio Guaíba