Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Azeite gaúcho conquista premiação internacional

Crédito: Divulgação

O azeite gaúcho alcança mais um marco histórico no cenário internacional. O Azeite Torrinhas, uma das maiores e mais modernas operações do Brasil, com mais de 300 hectares cultivados no Pampa Gaúcho, foi premiado no 19º Concurso Internacional OLIVINUS 2025, realizado em Mendoza, na Argentina.

O OLIVINUS é considerado o principal concurso de azeites das Américas e está entre os cinco mais prestigiados do mundo, integrando o EVOO World Ranking – ranking global que reúne os melhores concursos internacionais e serve como referência para a indústria. Em 2025, a competição reuniu azeites de 195 empresas de 21 países, avaliados por um corpo de 34 jurados internacionais.

Nesse cenário altamente competitivo, os dois rótulos enviados pelo Azeite Torrinhas foram premiados. Esses resultados colocam o Azeite Torrinhas lado a lado com alguns dos nomes mais respeitados da oleicultura mundial, da Europa à Oceania.

“Receber esses prêmios é uma prova de que o azeite brasileiro, e especialmente o produzido no Pampa, pode competir de igual para igual com os melhores do planeta. É um orgulho para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”, afirma Rafael Buchabqui, diretor do Azeite Torrinhas.

CAMPANHA

Com olivais que ultrapassam 300 hectares e a maior e mais moderna estação de extração de azeite do Brasil, localizada na Campanha Gaúcha, o Azeite Torrinhas alia tradição, tecnologia e sustentabilidade. Esse diferencial garante a preservação do frescor, da complexidade e dos aromas que conquistaram consumidores e jurados internacionais.

Com quase duas décadas de tradição, o OLIVINUS é o primeiro concurso de azeites da América e um dos mais respeitados do mundo. Suas notas e medalhas servem de referência para importadores, distribuidores e consumidores exigentes em todos os continentes. Conquistar a medalha Gran Prestigio Oro significa atingir notas superiores a 86 pontos, um patamar de excelência máxima.

Últimas Notícias