Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Atendimentos presenciais são retomados em agências do INSS em Porto Alegre

Atendimentos presenciais são retomados em agências do INSS em Porto Alegre Foto : Camila Cunha/Correio do Povo

Os atendimentos presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram retomados nesta terça-feira. As agências estavam fechadas desde a última quarta-feira para a modernização dos sistemas do instituto, de acordo com a Dataprev.

Na agência da rua Jerônimo Coelho, no Centro Histórico de Porto Alegre, uma grande fila é registrada logo pela manhã. Entre os usuários presentes, está a aposentada Domingas de Lourdes dos Santos, de 72 anos, que foi fazer um desbloqueio de empréstimo. Ela relata ter tentado realizar o processo de forma digital, pelo aplicativo, sem sucesso. “Na hora de fazer o reconhecimento facial, sempre dizia ‘tente novamente’. Aí resolvi vir. Sabia que teve confusão semana passada, então fiquei esperando. Agora, vamos ver”, relata. “A gente está tentando porque precisa, tenta pelo aplicativo para não vir, mas não adianta. O aplicativo está horrível”, completa a aposentada.

A funcionária pública Clarisse Abreu, de 65 anos também foi fazer o mesmo desbloqueio. A moradora do bairro Partenon foi à agência para fazer um desbloqueio de empréstimo. Mas ela está nessa tentativa desde novembro por conta das burocracias. Além da instabilidade registrada no sistema na semana passada, Clarisse sabia que as agências estariam fechadas, por isso retornou apenas hoje.

“Não vou sair no feriado e perder meu tempo. Resolvi vir hoje. Hoje vou ficar até eu saber algum resultado positivo. Porque é complicado. Todos estão aqui porque precisam de alguma coisa. Ninguém vai sair de casa porque precisa ficar em uma fila. Podiam atender um pouco melhor as pessoas e ver o que precisam”, afirma.

Os serviços pela Central 135 e pelo aplicativo Meu INSS já estão disponíveis aos cidadãos, com exceção do simulador de aposentadoria, que será retomado apenas na quarta-feira.

O INSS informou que o sistema implementado promove “maior estabilidade, segurança e flexibilidade para inovações e aperfeiçoamentos aos sistemas previdenciários”.

Fonte: Leticia Pasuch/Correio do Povo

Últimas Notícias