Na última semana, o Grêmio recebeu uma proposta oficial do Aston Villa, da Inglaterra, por Alysson. Os ingleses ofereceram 12 milhões de euros (R$ 75,7 milhões, na cotação atual) pelo atacante de 19 anos. A proposta ainda prevê gatilhos por metas alcançadas que podem chegar em mais 2 milhões de euros.

No final de setembro, o empresário do atacante esteve em Porto Alegre e se reuniu com a diretoria gremista. No encontro foi acertado uma valorização salarial ao atacante e a extensão de seu contrato para o final de 2029. O Grêmio detém 80% do passe do atacante.
Nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Aston Villa enviou um emissário para acompanhar os jogos do Grêmio em Porto Alegre. A oferta foi recebida no inicio de dezembro pelo presidente Alberto Guerra que encaminhou a oferta ao novo presidente, Odorico Roman. A nova gestão gremista tomará a decisão sobre a negociação nos próximos dias.
Formado pelo Grêmio, Alysson estreou no profissional em 2024, mas ganhou sequência neste ano, com Mano Menezes. Ao todo, foram 39 jogos disputados, com dois gols marcados e três assistências distribuídas.