
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mantém mais de 24,3 milhões de aposentadorias em todo o país, o que representa cerca de 11% da população total. De acordo com o IBGE, o Brasil possui 213,4 milhões de habitantes, dos quais 34,1 milhões já superaram a marca dos 60 anos — um cenário demográfico que destaca o papel do Instituto na garantia de renda e dignidade para a parcela da sociedade que celebrou, neste 24 de janeiro, o Dia do Aposentado.
Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e que ganham até um salário-mínimo, começam a receber nesta segunda-feira, 26, e seguirão até 6 de fevereiro, com reajuste de 6,79%, referente ao reajuste do novo salário mínimo, que passou de R$ 1.518 para R$ 1.621. Para quem ganha acima do piso, o índice de reajuste e de 3,90% e os pagamentos acontecem entre 2 e 6 de fevereiro.
Calendário do INSS
Até um salário-mínimo
- Final 1: 26 de janeiro
- Final 2: 27 de janeiro
- Final 3: 28 de janeiro
- Final 4: 29 de janeiro
- Final 5: 30 de janeiro
- Final 6: 2 de fevereiro
- Final 7: 3 de fevereiro
- Final 8: 4 de fevereiro
- Final 9: 5 de fevereiro
- Final 0: 6 de fevereiro
Acima do piso nacional
- Finais 1 e 6: 2 de fevereiro
- Finais 2 e 7: 3 de fevereiro
- Finais 3 e 8: 4 de fevereiro
- Finais 4 e 9: 5 de fevereiro
- Finais 5 e 0: 6 de fevereiro
CONSULTA
Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Os segurados que têm acesso à internet podem acessar o site Meu INSS (meu.inss.gov.br/). Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de pagamento”. É possível ter acesso ao extrato e a todos os detalhes do pagamento do benefício.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com os sistemas Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer login e dar a senha. Depois disso, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.
(*) com R7