O Grêmio está no mercado em busca de reforços para a temporada e 2026. Ao mesmo tempo, Luís Castro faz avaliações sobre o atual elenco. O novo treinador do gremista pediu para que a diretoria não concluísse as negociações de Viery e Gustavo Martins, conforme informou o repórter Lucas Mello, do Correio do Povo.

Viery estava na mira do Botafogo, que apresentou uma oferta formal ao Grêmio pelo zagueiro. A oferta carioca era de empréstimo até o fim de 2026, com opção de compra estipulada em R$ 6 milhões. Porém, a negociação não foi concretizada.
Revelado pelo clube gaúcho, Viery foi promovido ao elenco principal por Gustavo Quinteros, neste ano. Ao longo de 2025, o zagueiro disputou 12 jogos, com uma assistência e chegou a atuar improvisado como lateral-esquerdo. O seu contrato com o Grêmio vai até junho de 2027.
Outro zagueiro que estava de saída do Grêmio era Gustavo Martins. O Besiktas, da Turquia, ofereceu cerca de 3 milhões e 500 mil euros (R$ 22,7 milhões, na cotação atual) pelo jogador. Mas o novo comandante gremista pretende utilizá-lo na equipe, a decisão final foi por não fechar a negociação com os turcos.

Revelado pelo Tricolor, Gustavo Martins foi alçado ao grupo principal por Renato Portaluppi, em 2023. O camisa 53 já soma 89 partidas pelo clube em três anos. Por ter como característica a velocidade, o camisa 53 pode seguir com a titularidade no Gauchão, já que se encaixa no modelo com linhas altas do técnico português. O contrato com o Grêmio é válido até o final de 2027.