Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Apolo de Supermercados inaugura segunda loja em Caxias

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Apolo-Capuchinhos-scaled.jpeg

Com 55 anos de tradição no varejo gaúcho completados em setembro, a Companhia Apolo de Supermercados encerra 2025 celebrando mais uma conquista: a abertura de sua segunda unidade em Caxias do Sul, a décima da rede, que tem atuação, também, nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha, além de lojas online. O Apolo Capuchinos inaugura nesta quarta-feira, 26 de novembro, investindo na diferenciação.

A loja de 1,5 mil metros quadrados pretende conquistar o público por atributos como a agilidade no serviço – são 15 checkouts para atendimento –, conforto e comodidade, com facilidades como estacionamento coberto, entre outras. O supermercado tem adega de vinhos, mix de produtos nacionais e importados, padaria própria e cafeteria. “Prezamos pela excelência no setor supermercadista, inovando de forma permanente, trazendo tecnologias e serviços de qualidade de modo a oferecer uma experiência que combine conveniência e atendimento diferenciado aos clientes”, comenta o diretor Antônio Cesa Longo, desde 1982 à frente da companhia. “Fomos muito bem acolhidos por Caxias do Sul e com muita alegria anunciamos essa expansão na cidade”, destaca. O Apolo opera em Caxias do Sul desde 2021, quando inaugurou a unidade na Rua Sinimbú.

A abertura do novo Apolo Capuchinhos amplia os impactos positivos da rede na comunidade: além de gerar 120 postos de trabalho diretos na loja, beneficia a cidade por meio da campanha ‘Troco Solidário’, tradicional nas unidades da marca. Em suas dez filiais, a Companhia Apolo de Supermercados congrega 900 colaboradores e realiza mais de 700 mil atendimentos por mês.

O Apolo Capuchinhos fica na rua General Mallet, 100, bairro Rio Branco, e atenderá de segunda a domingo das 8h às 20h30, inclusive nos feriados.

Últimas Notícias