
Passados quase dois anos das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em maio de 2024, o processo de recuperação de Eldorado do Sul segue avançando com o apoio direto da iniciativa privada. Severamente impactada pela cheia, com 71% de sua área urbana inundada e 31,9 mil moradores afetados (conforme dados do Mapa Único do Plano Rio Grande – MUP), a cidade tem contado com o engajamento de empresas que atuaram desde o período emergencial até as etapas de reconstrução e retomada econômica.
Para a prefeita Juliana Carvalho, a parceria com diferentes setores empresariais tem sido determinante para acelerar a reconstrução da cidade. “Eldorado do Sul viveu seus dias mais difíceis em 2024. Em 2025, em parceria com a iniciativa privada, o poder público conseguiu grandes avanços e conquistas na reconstrução da nossa cidade”, pontua.
Entre os exemplos de mobilização está a Panvel, que possui sua matriz em Eldorado do Sul. Desde os primeiros dias após as enchentes, a empresa atuou em diferentes frentes. No campo da saúde, realizou doações de medicamentos e itens essenciais para a população. Também organizou a destinação de parte do valor arrecadado pela campanha Troco Amigo em 2024 para apoiar regiões afetadas, incluindo a cidade onde está localizada. A sua sede recebeu ainda reuniões estratégicas com representantes do poder público, contribuindo para discussões sobre parcerias público-privadas voltadas à reconstrução da cidade e da região.
Mesmo enfrentando impactos diretos em suas atividades — com a necessidade de realocar temporariamente a sede administrativa, o data center e o centro de distribuição — a Panvel manteve seus investimentos no Estado e garantiu a continuidade do abastecimento das lojas, assegurando o acesso da população a medicamentos e produtos essenciais em um dos momentos mais críticos do pós-enchente.
Para o Diretor Executivo do Grupo Panvel, Roberto Coimbra, a atuação da empresa em Eldorado do Sul reflete um compromisso que vai além da operação. “Desde o primeiro momento, entendemos que apoiar Eldorado do Sul era também cuidar das pessoas que fazem parte da nossa história. Muitos dos nossos colaboradores vivem na cidade e foram diretamente impactados. Atuamos no apoio emergencial, mantivemos nossas atividades mesmo diante de grandes desafios e seguimos colaborando com o poder público para que a reconstrução aconteça de forma estruturada”, destaca.
“Parcerias como as que temos com o Grupo Panvel fortalecem a nossa certeza de que o poder público, junto com a iniciativa privada, são muito mais fortes e conquistam muito melhores resultados”, completa a prefeita Juliana.
Além das ações diretas, a operação da Panvel em Eldorado do Sul também contribui para a manutenção de empregos e para a arrecadação de impostos, recursos que retornam ao município e fortalecem os investimentos públicos.