
O aiqfome, maior aplicativo de delivery do interior e 2º maior do país, fundado em 2007 em Maringá (PR), segue seu plano de ampla expansão para 2025/2026. A plataforma, com foco em cidades de até 250 mil habitantes, já está presente em mais de 700 cidades brasileiras e atua em 22 estados, sempre mantendo um vínculo estreito com as comunidades locais. Só no estado do Rio Grande do Sul, com papel estratégico nessa trajetória, já são 40 cidades plugadas no app e a projeção é de que 10 novos licenciamentos sejam realizados.
Idealizado pelo casal paranaense Steph Gomides e Igor Remigio, o aplicativo foi adquirido pelo Grupo Magalu em 2020 e integra a vertical food do conglomerado. Segundo levantamento do app, atualmente são em média 30 mil lojistas cadastrados no app e a expectativa é de 10 mil a mais após a inauguração das novas regiões. A ideia é expandir de forma multifuncional, ou seja, contando também com supermercados, farmácias (remédios que não precisam de prescrição médica), pet shops e outras categorias dentro da plataforma.
”A ideia é gerar uma experiência interativa com os fominhas (usuários do aiqfome) e, com o tempo, provocar mudanças culturais, despertar a curiosidade e fidelizar seus clientes, aumentando sua recorrência em compras. No interior, a herança cultural se reflete no comportamento do consumidor, são hospitaleiros, gostam de ir ao estabelecimento, conversar, conhecem o dono do mercadinho local. Esses costumes se estendem por gerações, e o aiqfome chega pra somar, trazendo muitas possibilidades para o consumidor, que vai continuar tendo uma relação próxima com os comerciantes locais, mas também vai poder optar pela praticidade e conveniência quando não puder fazer as compras presencialmente, ganhando tempo de qualidade e tendo acesso a todos os serviços que eles costumam usar no dia a dia” – conta Igor Remigio, cofundador e CEO da marca.
EXPANSÃO
Com essa premissa, o aplicativo da empresa paranaense que tem como foco as regiões do interior, segue mantendo o Food Service no núcleo de operações da empresa, mas anuncia a ampliação para outras categorias oferecendo aos usuários um aplicativo multifuncional, como forma de aumentar a contribuição no fomento do comércio local.
“O aiqfome já está presente em 40 cidades do Rio Grande do Sul, enxergamos um potencial enorme no estado. Até o momento, inauguramos nas regiões gaúchas Riozinho, Rolante e vem muito mais por aí. Planejamos expandir para mais de 100 novas cidades pelo Brasil em 2025, fortalecendo nossa presença em localidades estratégicas para a marca. Além disso, buscaremos atingir nossa atuação total em mil cidades no interior até 2027, e quem sabe depois disso chegaremos nas capitais”, conta Igor Remigio, Cofundador e CEO do aiqfome.
O aiqfome segue em expansão pelo sistema de franquias desde 2012, e oferece três formatos de microfranquias home based que dispensam a contratação de funcionários. O investimento inicial para fazer parte da rede varia entre R$ 41 mil, para cidades com até 20 mil habitantes, e R$ 118 mil, para regiões com até 60 mil moradores. Neles, o franqueado do aiqfome opera como um representante comercial da sua cidade, prospectando novos comércios locais e ampliando a área de atuação do app.