
A participação de milhares de candidatos na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), conhecido como o Enem dos Concursos, movimentou Porto Alegre entre o final da manhã e o início da tarde de domingo (5). Ao todo, o Rio Grande do Sul teve 18.849 inscritos, distribuídos em dez municípios.
Na Capital, o maior número de participantes se concentrou na Uniritter – campus Manoel Elias, que reuniu 2.551 pessoas em busca de uma vaga no serviço público federal. A chegada dos participantes foi tranquila e muitos deles optaram por estar no local antes mesmo da abertura dos portões, que ocorreu às 11h30min. A entrada foi encerrada às 12h30min e as provas começaram às 13h, com duração de cinco horas para nível superior e três horas e meia para nível intermediário.
O certame, organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e executado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), busca ampliar a diversidade no serviço público federal. No Estado, as provas foram aplicadas também em Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana, em 38 locais diferentes.
Entre aqueles que foram até Uniritter, em Porto Alegre, para aplicação das provas, o estudante Rodrigo Alves, 27 anos, aguardava com tranquilidade a abertura dos portões. “Estou estudando desde o início do ano, fiz bastante questões e me sinto preparado. Já fiz outros concursos, mas cada um é uma nova oportunidade”, contou.
Entre os candidatos também estava o escrevente Rafael Bueno Pires, 46 anos, que tenta uma vaga na Agência Nacional do Petróleo (ANP). “Eu sempre faço um concurso ou outro, então a gente já vem estudando. Dessa vez eu não fiz curso, fui mais pelos polígrafos. Espero pelo menos me classificar e, quem sabe, ser chamado dentro do período de validade”, disse.
Já a assessora do Ministério Público, Helena Wilde, 23 anos, buscava mais experiência e estabilidade. “Não estou mirando uma vaga específica, mas quero ampliar minhas chances. Estudo desde o início do ano e tenho aproveitado o que já aprendi em outros concursos. Ainda não fui aprovada, mas sigo nesse caminho, é meu objetivo a longo prazo”, afirmou.
Participação no Rio Grande do Sul em números:
- Total de pessoas candidatas inscritos: 18.849
- Percentual em relação ao total nacional: 2,49%
- Número de cidades onde serão aplicadas as provas: 10
- Municípios com locais de provas: Bagé, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana
- Número de locais de prova: 38
- Principal polo de aplicação: Uniritter – Manoel Elias, com 2.551 inscritos
- Bloco mais concorrido: Bloco 5 – Administração, com 4.667 participantes
Fonte: Guilherme Sperafico/Correio do Povo