
A Câmara de Canoas diplomou 29 alunos, de oito escolas, nesta quarta-feira. O evento aconteceu no escopo do projeto “Vereador Mirim”, que visa incluir crianças, pré-adolescentes e adolescentes no processo democrático.
A iniciativa foi uma ação conjunta entre parlamento e Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A desembargadora, que também é diretora da Escola Judiciária Eleitoral do RS (EJERS), Iris Helena Medeiros Nogueira, destacou a importância da iniciativa para a formação dos jovens.
“Os nossos vereadores mirins têm uma grande chance de serem os vereadores das nossas futuras próximas legislaturas, a razão pela qual buscamos esse despertar para a responsabilidade do cidadão com o voto, escolher aqueles que dirigirão o País, o Estado e os Municípios. E entender que o voto não é brincadeira, que anular o voto, votar em branco não é expressão de vontade”, afirmou a desembargadora.
A partir da cerimônia, os estudantes agora diplomados participarão, uma vez por mês, de atividades na Câmara de Canoas. O intuito é exercer o papel que eles conquistaram como vereadores mirins.