
Com um histórico de mais de cinco décadas de atuação em Porto Alegre, a Aldeias Infantis SOS promove um seminário para compartilhar os aprendizados e resultados da ação humanitária, iniciada há um ano e que teve como objetivo prestar apoio às famílias em situação de vulnerabilidade atingidas pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul. O “Seminário Ação Humanitária em contextos de emergências sociais e climáticas”, ocorre no dia 4 de setembro, das 13h30min às 17h30min, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), no Centro Histórico de Porto Alegre.
O objetivo do Seminário é socializar com representantes de diferentes Organizações da Sociedade Civil, do poder público e com a comunidade, os resultados dessa iniciativa que atendeu mais de cerca de 300 famílias ao longo de um ano.
“Apesar da nossa experiência atuando em frentes emergenciais no Brasil e em outros países, a situação vivida em Porto Alegre foi desafiadora e gerou uma série de aprendizados que serão úteis em eventuais novas ocorrências. Além disso, a comunidade também poderá compartilhar suas experiências quanto aos impactos da ação humanitária em suas vidas e o que esperam de agora em diante”, explica José Carlos Sturza de Moraes, que coordena as atividades do projeto, que segue em apoio às famílias na capital gaúcha
Durante o encontro, a Aldeias Infantis SOS apresentará um balanço, destacando a forma de atuação da Organização frente à tragédia, elencando procedimentos, estratégias, linhas de atuação e as redes estabelecidas para garantir êxito nas atividades. Que incluiram mapeamento comunitário com crianças, adolescentes e famílias, acerca das vulnerabilidades e potencialidades para a resposta a novas situações de emergência climática.
Além da comunidade e representantes da Organização, estarão reunidos no evento representantes da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Cruz Vermelha, Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, além lideranças comunitárias da Fazendinha e Asa Branca, localizadas na zona norte da capital e que são atendidas pela ação humanitária da Aldeias Infantis SOS.
Os convidados se dividirão em duas mesas para debates com os seguintes temas “Protocolo de Ação Humanitária da ONU, Agências e Organizações Humanitárias” e “A Enchente de 2024 e o Projeto de Ação Humanitária da Aldeias Infantis SOS em Porto Alegre”.