
O mapa do intercâmbio para estudantes brasileiros passa por uma reorganização estratégica. Convidada oficial da organização do ICEF Berlim — o maior evento de educação internacional do mundo —, a agência gaúcha OneWay Intercâmbio está na Alemanha para mapear as principais tendências regulatórias e migratórias do setor. O encontro, que ocorre até 3 de novembro, confirmou uma migração acelerada da demanda brasileira rumo à Europa, impulsionada pelo recente endurecimento nos processos de concessão de vistos para a Austrália.
Historicamente um dos destinos preferidos para conciliar estudo e trabalho, o mercado australiano enfrenta um cenário burocrático mais restritivo. Como reflexo imediato, países como Irlanda e Espanha despontam como alternativas prioritárias. A Irlanda consolida sua liderança pela previsibilidade do visto de estudos com permissão formal de trabalho, enquanto a Espanha atrai atenção pela recente flexibilização que permite aos estudantes atuar por até 30 horas semanais durante o período letivo — benefício decisivo para quem busca custear a estadia com renda em moeda forte.
Para o sócio-diretor e cofundador da OneWay Intercâmbio, Jere Bernardes, a presença no evento antecipa soluções seguras para o estudante. “O mercado global de mobilidade acadêmica está se redesenhando. Com o aperto consular na Austrália, os destinos europeus absorvem essa procura com vantagens muito concretas. A Espanha com permissão de até 30 horas semanais de trabalho e a solidez da Irlanda transformam totalmente o planejamento financeiro do estudante. Nossa missão no ICEF foi justamente antecipar essas regras para que o intercambista não seja pego de surpresa e consiga estruturar sua viagem com segurança jurídica e viabilidade econômica”, destaca Bernardes.
Além da análise regulatória e migratória, a agenda em Berlim concentrou reuniões bilaterais de alto nível com redes e instituições parceiras de peso no circuito internacional, entre elas ILSC + Greystone College, Clubclass, International House, CES (Centre of English Studies) e Inlingua Malta. Os encontros no evento reforçam o portfólio acadêmico da OneWay nos destinos europeus e da Oceania, que conta mais de 100 escolas.

