
A operação nacional Proteção Integral III, que combate o abuso sexual de crianças e adolescentes, cumpriu nesta quarta-feira mandados em nove cidades do Rio Grande do Sul. Deflagrada pela Polícia Federal (PF), a ofensiva tem o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos neste tipo de delito, feito também pela internet.
De acordo com a PF, sete mandados foram cumpridos nos municípios de Cachoeirinha, Viamão, Sapiranga, Osório, Três Forquilhas, Terra de Areia e Osório.
Em Cachoeirinha, houve uma prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso e posse ilegal de arma de fogo. Outros três mandados foram realizados em Rio Grande e uma ordem judicial foi cumprida em Pelotas.
No total, a operação visa o cumprimento simultâneo de 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva em todo o País, resultando em 40 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e ao menos duas vítimas resgatadas. Participaram da ação 617 policiais federais de todos os estados e 273 policiais civis de 16 estados.
Somente em 2025, entre janeiro e setembro, a Polícia Federal já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais.
Alerta
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais.