
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), lançou o Panorama do Calçado – Emirados Árabes. No material, disponível gratuitamente para download no link, são detalhadas informações e oportunidades no mercado para calçados daquela confederação.
Priscila Linck, coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, explica que o objetivo da publicação é abastecer as empresas com informações relevantes deste que é um dos mercados-alvo do programa Brazilian Footwear. Com um dos maiores PIB per capita do mundo, em poder de paridade de compra (US$ 84,4 mil), os Emirados Árabes Unidos (EAU) é um grande consumidor de calçados e dependente das importações, com baixa tarifa de importação. Atualmente, além de importar, a confederação funciona como um hub de reexportação para outros países da região.
Com um market share de apenas 1,3% das importações totais de calçados dos EAU, o Brasil tem grande potencial de crescimento. “No período pós-pandemia, os países europeus, em especial a Itália, ampliaram sua participação no mercado árabe, ainda assim, a Ásia detém cerca de 70% das importações do país”, adianta a economista. Segundo Priscila, os EAU possuem uma pauta de importações diversificada, com potencial de ampliação em todos os segmentos produtivos e materiais predominantes, principalmente nos quais o Brasil possui concentração de suas exportações inferior à média do mercado.