
A feira italiana Micam Milano, considerada uma das mais importantes do mundo, recebeu 80 marcas brasileiras de calçados na centésima edição do evento. A participação verde-amarela teve o apoio do Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A mostra, ocorrida em Milão, aconteceu entre os dias 7 e 9 de setembro.
Relatório gerado pela Abicalçados aponta que, in loco, foram comercializados 433,2 mil pares de calçados, que geraram R$ 46 milhões (US$ 8,48 milhões) para as marcas brasileiras. Somando os negócios que foram alinhavados durante a feira, a expectativa é gerar a exportação de 1,28 milhão de pares e R$ 119,4 milhões (US$ 22 milhões). “Nesta edição, tivemos visitação expressiva de compradores de todos os continentes. Foram quase mil contatos de negócios ao longo da feira, sendo metade deles de novos. A Micam Milano é fundamental para a maior pulverização das exportações, não apenas mantendo, mas ampliando o leque de países atendidos pelo produto brasileiro”, avalia a gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli.
DIVERSIFICAÇÃO
Marcando presença na Micam Milano há dez anos, a Savelli ressalta a importância da feira na diversificação de mercados atendidos. A gerente de exportação da empresa, Bruna Pini, conta que há uma década a Savelli era dependente do mercado norte-americano. “Antes da Micam Milano, 65% das nossas exportações iam para os Estados Unidos. Hoje, esse número caiu para entre 20% e 22%”, conta. Segundo ela, com a participação no evento italiano, hoje já são mais de 50 mercados internacionais atendidos. “Na edição da feira, recebemos nossos principais clientes internacionais antigos e novos, com pedidos importantes”, informa.
Já a Calçados Beira Rio tem na Micam Milano a sua porta de entrada para a Europa, sem deixar de atender mercados relevantes da América Latina e Ásia. “A feira recebe compradores de todo o mundo e é o ponto de encontro, onde todo o setor vem para conhecer tendências e novidades. A participação foi bastante satisfatória para o posicionamento das marcas do grupo”, comemora Tiago Vicente, analista de Marketing Global da Calçados Beira Rio. Nesta edição, a gigante calçadista levou sua embaixadora e modelo internacional Alessandra Ambrósio para o evento.
Participando da Micam Milano para marcar um reposicionamento da marca no mercado internacional, em especial no europeu, a Killana saiu satisfeita com os negócios e contatos proporcionados. “Nesta edição, concretizamos a nossa estratégia de deixar o calçado com uma cara internacional, em um estande aberto e atrativo. Tivemos uma visitação importante e abrimos 12 novos clientes em mercados como da Alemanha, França, Ucrânia e Polônia”, conta o gerente de exportação da empresa, Geison Ferreira.
Além de negócios, a centésima edição da feira italiana contou com desfiles de produtos de marcas expositoras. No total, 15 marcas brasileiras foram selecionadas para as passarelas, algumas delas com mais de um produto. Participaram dos desfiles: Arezzo, Bottero, Camminare, Ferracini, Itapuã, Melissa, Opananken Antitensor, Pegada, Ramarim, Santa Lolla, Savelli, Schutz, Variettá, Vizzano e Voices Culture.