
As inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social 2026 da Sicredi Origens RS estão abertas desde o dia 2 de fevereiro. A iniciativa, criada em 2018, tem o objetivo de destinar parte das transações financeiras da instituição para a sociedade, por meio de projetos desenvolvidos por entidades beneficentes, presentes na região de atuação da cooperativa.
Para serem contempladas, as organizações devem atuar nas áreas de cultura, educação, esporte, saúde, segurança, sustentabilidade e ações emergenciais. Após uma pré-seleção, os projetos escolhidos passam por uma análise do comitê da cooperativa, formado por associados e coordenadores de núcleo de cada região onde as ações serão implementadas.
O vice-presidente da Sicredi Origens RS, Alcides Brugnera, divulgou o programa e comentou sua importância para a cooperativa e as comunidades onde ele ocorre. Segundo o gestor, todos os envolvidos ganham na iniciativa. ” O objetivo é contribuir para que a sociedade onde atuamos tenha melhor momento de vida, ou seja, melhor desenvolvimento. Então, ganhamos como cooperativa com dois pilares: o econômico e o associado realizando operações que lhe gerem retorno”, reforçou Brugnera.
Conforme o coordenador de núcleo da Sicredi Origens RS, Luís Tadeu Belloni, desde o início do programa, foram investidos cerca de R$ 5,4 milhões foram investidos em 877 projetos nas nove cidades onde a Sicredi Origens atua (Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão).
Dentre os projetos já beneficiados pelo fundo, a cooperativa destaca o aporte destinado ao Instituto do Câncer Infantil (ICI), que apresentou projeto para melhorias nos consultórios odontológicos da instituição, visando qualificar o atendimento de crianças e adolescentes atendidos no local.
“Alguns critérios são considerados como a relevância desse projeto, a quantidade de pessoas atendidas, as metas dele, a duração e quanto ele vai durar, se vai ser de médio, longo prazo. Quanto maior o prazo, mais relevante para nós. Então a gente se orgulha bastante então do ICI, mas eu quero dizer que tem pequenos projetos, como, por exemplo, o cercamento de quadra numa escola, como criar uma brinquedoteca numa escola também para creches, para escolas infantis (…)”, acrescenta Belloni.
O diretor, fundador e superintendente do ICI, Dr. Algemir Brunetto, agradeceu os recursos recebidos e enalteceu o compromisso do Sicredi Origens RS, através da iniciativa, com a sociedade. “Gostaria muito que houvessem mais exemplos como esse, da cooperativa, de empreendedorismo social, sobre a importância de devolver parte da arrecadação para benefício das pessoas”, exaltou Novas regras
Neste ano, as inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social seguem abertas até 20 de março, mas o Sicredi Origens reforça a importância das entidades interessadas consultarem o regulamento com antecedência.
Para Alcides Brugnera, o Fundo de Desenvolvimento Social é um dos diferenciais do Sicredi. O associado, enquanto dono do negócio, não só destina parte do seu resultado para melhorar a qualidade de vida na sua região, como escolhe os representantes que irão participar da seleção dos projetos, as entidades contempladas e os recursos destinados.
Segundo ele, o Programa só se viabiliza quando o associado utiliza os produtos e serviços da Cooperativa e através da geração de mais resultado possibilita que os recursos sejam destinados para um número maior de projetos locais.
“A entidade financeira também apoia, através de outras formas também, as comunidades. Nós temos parcerias de longo prazo, com entidades sérias, pois estamos, de certa forma, associando o nome do Sicredi investindo em iniciativas que transformam a realidade, promovendo a inclusão, a cidadania e o bem-estar”, concluiu.
As informações sobre os critérios para a seleção podem ser obtidas no site www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial.
Fonte: Rádio Guaíba