Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

A voz e a vez delas, do hip hop e da música nativista em Porto Alegre

Jessie Jazz é uma das atrações do projeto A Voz e a Vez Delas, nesta quinta, 19h, na Sala Carlos Carvalho da CCMQ | Foto: Vitória Proença / Divulgação

O segundo show do projeto A Voz e a Vez Delas será protagonizado pelas artistas Jessie Jazz e Viridiana. A apresentação será nesta quinta-feira, às 19h, na Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736, 2º andar), com entrada gratuita e intérprete de Libras. No repertório, versões intimistas de suas canções autorais e momentos de improviso que exploram vivências e potências enquanto identidades dissidentes. A abertura da noite será feita por Rosa Nika, artista gaúcha que mistura tradição pampeana e vivência queer.

O rapper Major RD faz show no Opinião (José do Patrocínio, 834), hoje a partir das 23h, com ingressos na Sympla. Ele recentemente quebrou todos os recordes com a trilogia de singles “Só Rock”. Aclamado pelas rimas agressivas e influências trazidas do trap, o cantor conquistou o seu espaço com dois discos elogiados, “Troféu” (2021) e “Ascensão do Cisne Negro” (2023). Com o seu último álbum, Major RD foi indicado ao BET Hip Hop Awards como “melhor flow internacional”. No repertório, estão as canções “60k”, “Como É que Tá?”, “No Bank’s”, “Rimo igual Pac” e “Camisa P”.

Nesta quinta, 20h, o Rancho Tabacaray (Vicente Monteggia, 2770), na Zona Sul de Porto Alegre, recebe mais um show de Mauro Moraes, um dos maiores nomes da música regional gaúcha. Natural de Uruguaiana, Mauro Moraes tem uma carreira consolidada, com 19 CDs, 1 DVD e oito troféus Açorianos de Música. Suas composições “Feito o Carreto”, “Milonga Abaixo de Mal Tempo” e “Chamamecero” são verdadeiros hinos da música nativista e estarão no repertório que celebra as raízes e a autenticidade da identidade gaúcha. Ingressos à venda na Sympla. Mais informações pelo Instagram.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias