
Manu Chao, um dos maiores ícones da música latina, retorna a Porto Alegre após 13 anos. O seu último show na Capital foi em 2013. Uma das suas grandes apresentações foi na abertura do Fórum Social Mundial, em 2005, no Anfiteatro Pôr do Sol. O cantor e compositor, que completou recentemente quatro décadas de carreira, se apresenta no Auditório Araújo Vianna, nesta sexta, 23, às 21h, com uma turnê acústica que mistura clássicos como “Clandestino” e “Me Gustas Tu” e músicas do seu último álbum de 2024, como a faixa-título “Viva Tu”, “Tantas Tierras” e canções em português como “São Paulo Motoboy” e “Coração no Mar”. Ingressos: Sympla.
Com uma proposta intimista que percorre diferentes fases da sua trajetória, a apresentação também marca o seu reencontro com o público gaúcho. Cantando em diferentes idiomas como espanhol, francês, português, inglês e galego, Chao transita por ritmos como reggae, rock latino e música popular, reforçando o engajamento e a dimensão política e humana que sempre esteve no centro da sua obra.
Nascido em Paris e filho de imigrantes (pai galego e mãe basca), ele lançou “Viva Tu” em 2024, interrompendo hiato criativo de 17 anos. O disco, que foi sucedido pelo EP “La Couleur du Temps” (2025), reacende sua identidade artística, trazendo letras com temas sociais e o cotidiano das grandes cidades.