Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Porto Alegre recebe novos pontos de carregamento para veículos elétricos

Os primeiros pontos de carregamento rápido para veículos elétricos em vias públicas de Porto Alegre entraram em operação em maio Foto : Pedro Piegas / PMPA / CP

Serão instalados mais quatro eletropostos em diferentes locais da cidade.
A ação ocorre por meio de uma parceria entre a prefeitura e a Esquina do Futuro, sem impactos financeiros para o município ao longo do período de testes.

A operação dos pontos de carregamento está em funcionamento desde maio deste ano e, conforme a prefeitura, já foram disponibilizadas mais de mil duzentas e cinquenta recargas, realizadas por quinhentos e quarenta e seis usuários.

O secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto, destacou como as equipes da prefeitura avaliam a demanda na Capital e como os pontos de carregamento têm contribuído para a mobilidade. Atualmente, três pontos estão em operação.

A entrada em operação das novas estações depende da liberação da ligação de energia pela concessionária responsável. A previsão é de que comecem a funcionar entre 45 e 60 dias.

Confira a localização dos pontos de carregamento:

Porto Alegre conta com três eletropostos em operação, localizados nas regiões do Jardim Europa (Parque Germânia), 24 de Outubro e Encol. Com os resultados da Prova de Conceito e o crescimento da demanda, a Prefeitura autorizou a instalação de mais quatro unidades, nos seguintes endereços:

  • Avenida Siqueira Campos, 814;
  • Rua Frederico Mentz, 1561;
  • Rua Irmão José Otão, 320;
  • Rua Siomma Breitmann, 2.

Últimas Notícias