
Os temores com novas tarifas de importação aos produtos brasileiros, impostas pelos EUA fez o Ibovespa B3 recuar no pregão de hoje. A principal referência do mercado acionário brasileiro respondeu aos temores dos impactos dos impostos e cedeu 0,36%, aos 176.010,90, nesta quarta-feira (15). A expectativa, inclusive do governo brasileiro, é que sejam anunciadas tarifas de 25%. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, disse ao Estadão/Broadcast que a tarifa de 25% sobre produtos brasileiros deve ser anunciada pelos Estados Unidos
Sidônio disse ainda que é provável que o novo tarifaço venha com uma lista ampliada de exceções. Os produtos isentos seriam aqueles que impactariam na inflação dos EUA, com o aumento dos custos de importação. No lado do doméstico, os investidores analisaram os dados do setor de serviços, que recuou 0,4% em maio, puxado pelo desempenho negativo dos transportes. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o setor cresceu 0,4%. De janeiro a maio, avançou 1,9% em relação ao mesmo período de 2025.
Ibovespa hoje
Neste cenário, o Ibovespa oscilou entre 176.662,60 pontos na máxima intradiária e 175.288,17 pontos na mínima do dia. O volume negociado na B3 foi de R$ 39,8 bilhões. As movimentações econômicas e políticas deixaram o câmbio na estabilidade nesta quarta-feira. Assim, o dólar comercial variou +0,01%, a R$ 5,07.
(*) B3


