Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Gaúchos conhecem adversários nas oitavas de final da Copa do Brasil; confira os confrontos

Troféu da Copa do Brasil. (Foto: Divulgação/CBF)
Troféu da Copa do Brasil. (Foto: Divulgação/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, no final da manhã desta terça-feira (26), em sua sede, no Rio de Janeiro, o sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil. Com isso, Internacional, Grêmio e Juventude já sabem quem serão seus adversários nos jogos que acontecerão de 1º a 6 de agosto.

O Inter enfrentará o Corinthians, com o jogo de ida no Beira-Rio, e o de volta na NeoQuímica Arena, em São Paulo. O Grêmio terá pela frente o Mirassol, com a primeira partida no Maião, no interior paulista, e a segunda na Arena do Grêmio. Já o Juventude pega o Atlético-MG, inicialmente na Arena MRV, e depois no Alfredo Jaconi.

Confira os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil (times à esquerda decidem em casa)

  • Fluminense x Vasco
  • Corinthians x Internacional
  • Grêmio x Mirassol
  • Vitória x Athletico-PR
  • Juventude x Atlético-MG
  • Remo x Santos
  • Cruzeiro x Chapecoense
  • Fortaleza x Palmeiras

Últimas Notícias