
A Operação Convergência da Brigada Militar registrou 42 prisões entre as 18h e as 24h do dia 7 de maio. O balanço aponta uma média de sete prisões por hora, ou uma detenção a cada oito minutos, durante o período de atuação. A ação estratégica utiliza algoritmos preditivos para análise e roteirização inteligente. Essa tecnologia potencializa a prevenção de crimes nas áreas monitoradas.
A ofensiva abrangeu Porto Alegre e nove cidades da região Metropolitana. O modelo integra de forma coordenada as estruturas especializadas de Choque, Ambiental, Aéreo e Rodoviário. A mobilização contou com 1.236 policiais militares, 15 cavalos e uma aeronave. O efetivo utilizou 314 viaturas nas atividades de campo.
Durante as primeiras seis horas de operação, os PMs abordaram 2.213 pessoas e fiscalizaram 1.173 veículos. Foram montadas 95 barreiras policiais e inspecionados 50 estabelecimentos. A intenção do comando é que o Estado opere de forma sincronizada nas próximas etapas. Todos os comandos regionais participarão das ações de forma permanente.
NÚMEROS
Os indicadores abaixo detalham a produtividade alcançada nas primeiras seis horas da Operação Convergência:
- Prisões efetuadas: 42 (média de 7 por hora)
- Pessoas abordadas: 2.213
- Veículos fiscalizados: 1.173
- Barreiras policiais: 95
- Estabelecimentos fiscalizados: 50
- Efetivo mobilizado: 1.236 policiais militares
- Recursos logísticos: 314 viaturas, 15 cavalos e 1 aeronave
- Municípios abrangidos: Porto Alegre, Alvorada, Guaíba, Barra do Ribeiro, Sertão Santana, Mariana Pimentel, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Viamão e Canoas
Fonte: Correio do Povo