
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nesta quinta-feira (16), em uma publicação na rede social Truth Social, que os líderes de Israel e Líbano concordaram em iniciar um cessar-fogo de 10 dias às 17h (18h em Brasília).
Trump, porém, não especificou o dia em que o cessar-fogo começará.
“Além da declaração que acabei de divulgar, convidarei o primeiro-ministro de Israel, Bibi Netanyahu, e o Presidente do Líbano, Joseph Aoun, à Casa Branca para as primeiras conversas significativas entre Israel e Líbano desde 1983, há muito tempo atrás. Ambos os lados querem ver a PAZ, e acredito que isso acontecerá, e em breve”, afirmou o presidente dos Estados Unidos.
O acordo ocorre um dia depois de Trump ter anunciado que os líderes de Israel e do Líbano irão se encontrar nesta quinta-feira (16) para discutir um acordo de cessar-fogo.
Na terça-feira (14), diplomatas israelenses e libaneses se encontraram na Casa Branca, na primeira reunião de alto nível entre os dois países desde 1993.
A despeito do esforço diplomático, o governo de Israel informou ter atacado mais de 200 alvos do Hezbollah no sul do Líbano nas últimas horas.
Já o grupo pró-Irã afirmou que lançou foguetes contra alvos militares no norte de Israel.
Fonte: R7