Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Segunda-feira tem nuvens e grande chance de chuva em quase todo RS

Apesar da instabilidade, sol aparece em alguns pontos do Rio Grande do Sul – Foto: Camila Cunha / CP

A segunda-feira terá muitas nuvens no Rio Grande do Sul, embora aberturas de sol ocorram em diferentes pontos do Estado. Segundo a MetSul Meteorologia, a interação entre uma massa de ar mais quente na Metade Norte gaúcha com uma baixa pressão no Nordeste da Argentina provoca um dia com instabilidade. Chove na maior parte das cidades gaúchas até o fim do dia, em alguns pontos já de manhã e em maior número de pontos da tarde para a noite. Há risco de chuva forte isolada e de temporais localizados. A temperatura se eleva mais na Metade Norte com calor e abafamento enquanto na Metade Sul o dia será ameno a agradável.

Massa de ar quente
A chuva vem graças a uma massa de ar quente que volta a cobrir o Sul do Brasil nesta segunda-feira depois do refresco em algumas regiões ontem. A interação entre ar quente com área de baixa pressão no Nordeste da Argentina trará precipitação para vários pontos do Rio Grande do Sul da tarde para a noite. Com as altas temperaturas, há risco de chuva localmente forte e de temporais localizados.

Amanhã, o cenário de risco se agrava com uma linha de instabilidade na dianteira de uma frente fria associada a um ciclone que vai estar formado no Rio da Prata, entre Buenos Aires e Montevidéu. A linha de instabilidade, ao se deslocar pelo Estado, trará chuva forte em vários pontos e temporais com vendavais, sobretudo na segunda metade do dia.

Os volumes de chuva podem ser altos no Oeste e no Sul, onde deve chover desde cedo. Já o risco de vendavais será maior da tarde para a noite no Norte e no Nordeste do Estado, incluindo a região de Porto Alegre, onde a temperatura subirá mais com calor e horas de sol antes da chegada da linha de instabilidade associada ao ciclone. Alguns vendavais podem ser intensos, com danos e falta de luz.

Ciclone afeta o Estado na quarta-feira
Na quarta-feira, o ciclone extratropical vai estar sobre o Atlântico, a Leste e a Sudeste do Uruguai. Vai provocar rajadas de vento no Sul e no Leste gaúcho média de 60 km/h a 80 km/h, porém isoladamente superiores no Litoral Sul e área da Lagoa dos Patos e entorno, o que irá afetar o fornecimento de energia em diferentes pontos.

Fonte: Metsul Meteorologia

Últimas Notícias