Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Academia de Samba Puro é campeã da Série Bronze do Carnaval de Porto Alegre

Academia de Samba Puro recebeu a premiação pelo primeiro lugar da Série Bronze do Carnaval de Porto Alegre Foto : Alex Rocha / PMPA / CP

Foi conhecida na tarde desta segunda-feira a grande campeã da Série Bronze do Carnaval de Porto Alegre. A Academia de Samba Puro conquistou o título ao somar 138,6 pontos e garantiu o acesso ao Grupo Prata em 2027. A escola entrou na avenida destacando a cultura da Bahia,

A apuração confirmou uma disputa acirrada nas primeiras colocações. A Império da Zona Norte e a Unidos do Guajuviras terminaram empatadas com 138,4 pontos, seguidas pela Acadêmicos da Orgia, com 138,3, e pela Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro, que somou 138 pontos. Na última colocação ficou a Império dos Herdeiros, com 129,3 pontos.

Durante a noite de desfiles, realizada em 21 de fevereiro, seis escolas competiram oficialmente e uma participou na condição de convidada, sob judice. A Império dos Herdeiros sofreu as penalizações mais significativas. A escola apresentou número de componentes abaixo do mínimo exigido pelo regulamento. O limite era de 250 integrantes, mas a agremiação desfilou com 191, resultando em perda de um décimo por componente ausente — o que totalizou 5,9 pontos de desconto.

Também houve irregularidade no número de baianas. O regulamento exigia ao menos 15 integrantes nesse quesito, e a escola apresentou 13, gerando perda adicional de 0,2 ponto no cômputo geral.

A Academia de Samba Puro, campeã da Série Bronze, também teve uma alteração registrada: apresentou 14 baianas, uma a menos que o mínimo exigido, o que resultou em desconto de 0,1 ponto.

O Grupo Bronze foi avaliado por 14 julgadores. Os critérios analisados para cada escola foram bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasia, evolução e mestre-sala e porta-bandeira.

Com o título, a Academia de Samba Puro sobe para o Grupo Prata em 2027. Já a Império dos Herdeiros, última colocada, ficará fora do Carnaval de Porto Alegre por dois anos, podendo retornar apenas na condição de escola convidada.

Resultado:

  1. Academia de Samba Puro – 138,6
  2. Império da Zona Norte – 138,4
  3. Unidos do Guajuviras – 138,4
  4. Acadêmicos da Orgia – 138,3
  5. Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro – 138
  6. Império dos Herdeiros – 129,3

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias