Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sebrae RS lança programa para a cadeia do leite durante a Expodireto Cotrijal 2026

Crédito: Divulgação

A 26ª edição da Expodireto Cotrijal foi lançada em Porto Alegre. O evento, que ocorre de 9 a 13 de março, em Não-Me-Toque, reunirá autoridades, produtores e empresas de mais de 80 países, mantendo-se como um dos principais encontros do agronegócio na América Latina. Durante a feira, o Sebrae RS apresentará o Programa Campo Inovador – Leite e Derivados, iniciativa da Regional Noroeste voltada à principal bacia leiteira do Estado. A proposta conecta desafios da cadeia produtiva a soluções desenvolvidas por jovens, universidades, escolas técnicas, produtores e startups.

“O projeto também envolve pesquisadores e indústrias em uma jornada estruturada de inovação, com foco em eficiência produtiva, agregação de valor, sustentabilidade, rastreabilidade e renovação geracional”, explica Cássio Fridriczewski, Gestor de Inovação do Sebrae RS.

A programação prevê seis hackathons regionais entre março e abril, com potencial para gerar até 60 ideias iniciais. Dessas, 25 serão selecionadas para uma trilha de aceleração entre maio e setembro. O ciclo culmina em setembro com um DemoDay, etapa final de apresentação pública dos projetos a cooperativas e empresas do setor, seguido de uma missão técnica setorial. A expectativa é envolver cerca de 300 participantes.

Além do lançamento, a instituição organiza o estande coletivo voltado a micro e pequenas empresas dos segmentos metalmecânico, agronegócio e inovação. Ao todo, 24 empresas participarão da feira e também das rodadas do Projeto Comprador, que aproxima fornecedores locais de compradores nacionais e internacionais.

“Em 2025, no espaço da feira, foram gerados mais de R$ 4,8 milhões em negócios pelos expositores durante o evento e R$ 6,9 milhões em expectativa a partir do Projeto Comprador. Para 2026, teremos 12 compradores por dia, incluindo seis representantes da Argentina e do Paraguai, além de cerca de 100 empresas vendedoras”, afirma Milton Pereira, Gestor de Indústria do Sebrae RS.

A atuação na Expodireto também tem ampliado o espaço de pequenos negócios em cadeias produtivas estratégicas do Rio Grande do Sul. Segundo Armando Pettinelli, Gerente Regional Noroeste do Sebrae RS, o estande coletivo permite que empresas de menor porte participem do mesmo ambiente de negociação que grandes marcas do setor.

“A partir disso, elas conquistam novos fornecedores e clientes, ampliam sua exposição e potencializam seus negócios. Nosso objetivo é que saiam da feira em outro patamar de mercado”, destaca Pettinelli.

Últimas Notícias