Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Farmácia de manipulação lança linha exclusiva de produtos inspirados na Festa da Uva

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: FOTO-DAIANE-DE-TONI-03.jpg-scaled.jpeg

A ATP Farmácia de Manipulação e Drogaria, de Caxias do Sul, lança uma linha especial de produtos de beleza em homenagem à Festa Nacional da Uva, que inicia nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro. Com edição exclusiva e limitada, o kit reúne cinco itens desenvolvidos com essência e aroma da fruta símbolo da cidade.

A linha é composta por sérum rejuvenescedor e antioxidante, loção iluminadora corporal, creme hidratante de mãos e gloss hidratante nas versões de 3 e 6 gramas. Os produtos já estão disponíveis à pronta-entrega nas duas unidades da ATP: na Rua Moreira César e na Rua Bento Gonçalves. À frente da ATP, Arnold Tedesco Palavro destaca que a iniciativa reforça uma tradição da empresa.

“A Festa da Uva faz parte da história de Caxias do Sul, e a ATP sempre buscou participar de alguma forma dessa celebração. Pelo terceiro ano consecutivo decidimos homenagear a festa com uma linha especial de produtos que os clientes sempre pedem e gostam, unindo cuidado, bem-estar e identidade local”, afirma.

A farmacêutica responsável e sócia-proprietária das unidades, Daiane Canal, explica que os produtos foram desenvolvidos com ativos que potencializam os benefícios da uva para a pele. “Utilizamos princípios ativos como o resveratrol, encontrado principalmente nas cascas e sementes das uvas vermelhas e pretas, que possui potente ação antioxidante e contribui para a melhora da firmeza, elasticidade e qualidade da pele”, ressalta.

Conforme ela, o creme hidratante para mãos e a loção iluminadora corporal contam ainda com óleo de semente de uva, ativo conhecido por sua ação revitalizante, enquanto os gloss são enriquecidos com vitamina E, proporcionando hidratação profunda, proteção contra danos solares e regeneração dos lábios, ajudando a prevenir o ressecamento e o envelhecimento precoce.

A ATP Farmácia de Manipulação e Drogaria atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (54) 99623-1712 (Matriz) e (54) 99644-9538 (Filial), ou pelas redes sociais, no perfil @atpfarmaciademanipulacao.

Últimas Notícias