
A feira calçadista Atlanta Shoe Market, uma das que mais cresce nos Estados Unidos, receberá 17 marcas brasileiras apoiadas pelo Brazilian Footwear, programa de fomento aos embarques do setor mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A mostra acontece entre os dias 14 e 16 de fevereiro, em Atlanta.
Carla Giordani, da unidade de Negócios da Abicalçados, destaca que apesar dos desafios, a expectativa ainda é positiva. “Trata-se de uma mostra muito procurada, claro, pelo varejo norte-americano, mas também que recebe compradores da América Latina e até mesmo de países de outros continentes”, explica. Segundo ela, na edição de 2025, estandes brasileiros receberam intensa visitação, além de estadunidenses, de grupos do Canadá, Costa Rica, França, China, Austrália, México, Trinidad e Tobago, Panamá, Porto Rico, Jamaica e Austrália.
Estados Unidos
Impactado pelo tarifaço, os Estados Unidos, principal mercado do calçado brasileiro no exterior, importaram, em 2025, o equivalente a US$ 211,9 milhões pelo embarque de 10,2 milhões de pares, quedas tanto em receita (-2%) quanto em volume (-1%) em relação a 2024.
Participam da feira norte-americana, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Arezzo, Bibi, Bottero, Brizza, Cartago, Cocco Miami, Ipanema, Melissa, Mini Melissa, Pampili, Pampili Mini, Pampili Teen, Pegada, Piccadilly, Rider, Schutz e Vicenza .