
O mercado de veículos começou o ano de 2026 com trajetória positiva. Em janeiro, o setor registrou crescimento de 7,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado, mesmo contando com um dia útil a menos. Na comparação com dezembro de 2025, houve retração típica do primeiro mês do ano, reflexo da sazonalidade do período de férias e do menor ritmo da atividade econômica. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 3, pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
As vendas de automóveis e comerciais leves recuaram 39,17% em janeiro ante dezembro e subiram 1,64% em relação ao mesmo período de 2025. Conforme a entidade, o desempenho reflete a sazonalidade do período de férias e do menor ritmo da atividade econômica. Já as vendas de caminhões recuaram 34,67% na base mensal e 30,14% ano a ano, enquanto os emplacamentos de ônibus tiveram declínio de 34,29% e 23,55%, respectivamente.
Para o Presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, o desempenho reforça a resiliência da demanda brasileira por veículos novos, ainda que o ambiente de crédito siga mais restrito em função das taxas de juros elevadas. “O resultado confirma que o setor inicia 2026 com bases consistentes. Mesmo com menos dias úteis na comparação anual, observamos crescimento real do mercado, o que demonstra manutenção da demanda”, avalia.