
Os atendimentos presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram retomados nesta terça-feira. As agências estavam fechadas desde a última quarta-feira para a modernização dos sistemas do instituto, de acordo com a Dataprev.
Na agência da rua Jerônimo Coelho, no Centro Histórico de Porto Alegre, uma grande fila é registrada logo pela manhã. Entre os usuários presentes, está a aposentada Domingas de Lourdes dos Santos, de 72 anos, que foi fazer um desbloqueio de empréstimo. Ela relata ter tentado realizar o processo de forma digital, pelo aplicativo, sem sucesso. “Na hora de fazer o reconhecimento facial, sempre dizia ‘tente novamente’. Aí resolvi vir. Sabia que teve confusão semana passada, então fiquei esperando. Agora, vamos ver”, relata. “A gente está tentando porque precisa, tenta pelo aplicativo para não vir, mas não adianta. O aplicativo está horrível”, completa a aposentada.
A funcionária pública Clarisse Abreu, de 65 anos também foi fazer o mesmo desbloqueio. A moradora do bairro Partenon foi à agência para fazer um desbloqueio de empréstimo. Mas ela está nessa tentativa desde novembro por conta das burocracias. Além da instabilidade registrada no sistema na semana passada, Clarisse sabia que as agências estariam fechadas, por isso retornou apenas hoje.
“Não vou sair no feriado e perder meu tempo. Resolvi vir hoje. Hoje vou ficar até eu saber algum resultado positivo. Porque é complicado. Todos estão aqui porque precisam de alguma coisa. Ninguém vai sair de casa porque precisa ficar em uma fila. Podiam atender um pouco melhor as pessoas e ver o que precisam”, afirma.
Os serviços pela Central 135 e pelo aplicativo Meu INSS já estão disponíveis aos cidadãos, com exceção do simulador de aposentadoria, que será retomado apenas na quarta-feira.
O INSS informou que o sistema implementado promove “maior estabilidade, segurança e flexibilidade para inovações e aperfeiçoamentos aos sistemas previdenciários”.
Fonte: Leticia Pasuch/Correio do Povo