
O site e aplicativo Meu INSS, a central telefônica 135 e as agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão ficar sem atendimento de quarta-feira (28) até domingo (1º) para manutenção do sistema previdenciário. Os serviços digitais, disponíveis pelo Meu INSS e pelo telefone 135, já estão suspensos desde as 19h desta terça-feira (27).
Segundo o INSS, foi feita mobilização para compensar a interrupção temporária das atividades nos últimos finais de semana, com mutirões de atendimento. O trabalho de manutenção nos sistemas previdenciários será realizado pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
“A pausa é necessária para a modernização das plataformas, com o intuito de garantir mais estabilidade, segurança e eficiência no suporte à população”, afirma o INSS em nota. “O INSS tem adotado a estratégia de mutirões e outras medidas para reduzir o tempo de espera pela análise dos benefícios, assegurar a continuidade dos serviços e evitar prejuízos aos segurados durante o período de atualização tecnológica”, acrescenta o texto.
As ações incluem a migração de dados para uma plataforma tecnológica mais atual, que amplia a capacidade dos sistemas, melhora a eficiência operacional e reforça os níveis de segurança e estabilidade. “A definição dos dias para a manutenção obedeceu a critérios técnicos, com o objetivo de minimizar impactos sobre serviços essenciais, respeitando o cronograma de concessão de benefícios e o processamento da folha de pagamentos”, afirma a Dataprev em nota.
(*) com R7