
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta terça-feira, 27, o resultado do IPCA-15 de janeiro com projeção de alta de 0,31% sem indicar alívio para o Banco Central, que começa também hoje a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2026. Os destaques do indicador são o setor de serviços e os preços dos alimentos em terreno positivo.
As projeções dos analistas do mercado financeiro brasileiro para a inflação do ano recuaram, pela terceira semana seguida, saindo de 4,02% para 4% conforme dados divulgados no Relatório Focus do Banco Central divulgado nesta segunda-feira, 26. A meta central de inflação é de 3% para 2025, e será considerada formalmente cumprida se o índice oscilar entre 1,5% e 4,5%. Desde o início de 2025, com a adoção do sistema de meta contínua, o objetivo é manter a inflação em 3%, sendo considerado dentro da meta se variar entre 1,5% e 4,5%. Isso quer dizer que, se confirmada a expectativa, não haverá “estouro” da meta de inflação neste ano fechado.
Conforme a equipe econômica do banco Daycoval a projeção atualizada para a inflação ao final deste ano é de 4,1%, com viés de baixa. Além disso, o início de cortes da taxa de juros Selic deve ocorrer apenas em março deste ano. Em janeiro, o grupo de serviços deve registrar alta em função do aumento dos preços das passagens aéreas, da alimentação fora do domicílio e dos itens intensivos em trabalho.
Já os bens industriais devem ter alta, com destaque para vestuário, móveis e eletrodomésticos. Do lado baixista, destaca-se a expectativa de deflação em automóveis usados. A alimentação no domicílio deve ter alta puxada pela volta da pressão sazonal dos itens in natura.
Os preços administrados devem refletir a alta na gasolina devido à elevação dos impostos sobre os combustíveis. Já a deflação em energia elétrica, provocada pela alteração da bandeira amarela para verde, atenua a pressão do grupo. “Nesta leitura, será importante observar a evolução dos itens mais sensíveis ao ciclo econômico como os intensivos em trabalho que ainda devem permanecer em patamar elevado”, projeta a equipe.