Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Grupo STIHL celebra 100 anos de história

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Sthil-scaled.jpg

O que começou como uma operação de um homem só em uma oficina de Stuttgart, em 1926, tornou-se uma empresa global de equipamentos para uso nas áreas de silvicultura, paisagismo e uso residencial. A empresa familiar, enraizada na tradição dos produtos a combustão, segue consciente em uma estratégia de dupla liderança tecnológica. Sediada em Waiblingen, a STIHL vê um grande potencial em produtos a bateria – e em seu futuro como líder no mercado.

“Qualquer empresa que chega aos 100 anos não alcançou essa marca confiando apenas na tradição”, diz o Dr. Nikolas Stihl, presidente do Conselho de Supervisão e Conselho Consultivo da STIHL. “Uma empresa só pode se manter bem-sucedida por um século se conhecer suas raízes, ao mesmo tempo em que reconhece quando é hora de começar um novo capítulo. Com isso, nosso aniversário não é apenas um momento para olhar para trás, mas também um momento de reconhecer a nossa força oriunda da herança, da expertise em engenharia e da coragem de inovar”, completou.

Essa abordagem é reforçada pelo slogan da empresa: “Built for Nature. Trusted since 1926”, que honra as raízes da STIHL, com o propósito de ser uma marca confiável e com visão de futuro sustentável. Desde o início, a empresa fabrica produtos revolucionários, projetados para facilitar a atividade dos trabalhadores florestais na natureza, como dizia seu fundador, Andreas Stihl (1896–1973). Esse lema ainda reflete o compromisso da empresa em cuidar e proteger o meio ambiente.

O objetivo declarado da empresa é alcançar uma posição de liderança no mercado global de baterias. A proporção de produtos a bateria na STIHL está aumentando, agora representando um em cada quatro produtos STIHL vendidos. Ferramentas a bateria são particularmente populares na Europa Ocidental: em países como Alemanha e Suíça, as vendas de produtos a bateria STIHL já ultrapassam 60%. A empresa também inaugurou recentemente sua oitava planta produtiva, localizada em Oradea, na Romênia, que foca inteiramente na produção de produtos a bateria para o mercado europeu.

SUSTENTABILIDADE

No entanto, ferramentas a combustão de alta qualidade, nos quais a STIHL continua investindo para viabilidade e sustentabilidade futura, continuam sendo parte integrante da família de produtos da STIHL. “Somos a marca de motosserras mais vendida no mercado global desde 1971 e queremos dar continuidade com esse sucesso”, diz Michael Traub, presidente do Conselho Executivo da STIHL. “STIHL significa produtos de qualidade, independentemente da fonte de energia”, acrescentou.

O equilíbrio entre a tecnologia a combustão e a bateria, além da liderança na dupla tecnológica prevista, ficarão evidentes nos produtos que a empresa está prestes a lançar em seu ano de aniversário. Além de ser pioneira no lançamento de novos produtos a bateria, os clientes também podem esperar ferramentas inovadoras a combustão. Com seu novo combustível sintético e biogênico, o STIHL MotoMix 100, a STIHL também está demonstrando como as emissões de CO2 podem ser ainda mais reduzidas em seus produtos a combustão. A motosserra STIHL MS 500i Centennial Edition é um testemunho das habilidades de engenharia, expertise em desenvolvimento e paixão pela inovação da empresa. Com um design elegante, esta edição de aniversário se destaca e estará disponível em tiragem limitada em pontos de venda selecionados. Acima de tudo, ela presta homenagem à famosa STIHL MS 500i – a primeira motosserra a combustão produzida em série no mundo com injeção eletrônica.

Em Waiblingen, os funcionários podem esperar uma festa especial em julho de 2026 – apenas um dos muitos eventos planejados. Unidades da STIHL ao redor do mundo também celebrarão o aniversário localmente. Nos dias 30 e 31 de outubro de 2026, o Campeonato Mundial da STIHL TIMBERSPORTS® Series acontecerá em Stuttgart, onde tudo começou. Os atletas competirão entre si em diversas disciplinas e testarão suas habilidades em competições desafiadoras. Em seu site especial de aniversário (disponível em alemão e inglês), a STIHL também compilou uma coleção de histórias dos seus primeiros 100 anos, além de oferecer olhares do presente e do futuro da empresa. A plataforma convida a descobrir os valores e as inovações que definem a empresa sob uma perspectiva renovada e lança luz sobre muitos temas sob um novo ângulo. Muitas dessas histórias nunca foram contadas antes e podem surpreender até mesmo colaboradores da STIHL.

Últimas Notícias