Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Com titulares, Inter vence por 2 a 0 e agora só pensa no Gre-Nal

Com time titular, Inter comemou a vitória no Beira-Rio – Foto : Mauro Schaefer

Com time titular, mas sem uma atuação de grande nível, o Inter venceu o seu homônimo de Santa Maria, na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio, por 2 a 0, pela quarta rodada do Gauchão. Os gols foram marcados por Alan Patrick, ainda nos primeiros minutos de jogo, e pelo estreante Félix Torres, já nos acréscimos. Agora, Paulo Pezzolano, que fez sua estreia no estádio colorado, se prepara para o Gre-Nal do próximo domingo, novamente no Beira-Rio.

Com o melhor time possível neste momento da temporada, o Inter teve a vida facilitada logo no início da partida. Aos 3 minutos, Paulinho Paula tentou um cruzamento para a área e a bola tocou no braço de um defensor do Inter-SM. O árbitro assinalou o pênalti. Dois minutos depois, Alan Patrick cobrou com categoria e marcou o primeiro gol do Inter na partida, além do seu primeiro na temporada.

Apesar da vantagem, o time colorado apresentou falhas defensivas, cedendo espaços ao adversário. Aos 9 minutos, o Inter saiu errado na saída de bola e concedeu uma chance clara ao Inter-SM. Laion dominou, Rochet saiu mal do gol, mas o atacante finalizou para fora, desperdiçando a oportunidade.

Mesmo sem convencer plenamente, o Inter criou outra grande chance. Aos 22 minutos, Alan Patrick serviu Ronaldo. O volante chutou forte, Iago Hass fez a defesa parcial, e a bola ainda explodiu no poste. A partir daí, o time colorado passou a ter maior controle da partida, mas não conseguiu voltar a ameaçar o gol adversário, principalmente em razão de equívocos no penúltimo passe.

O panorama do primeiro tempo se repetiu no segundo, com o Inter demonstrando novamente algumas falhas de posicionamento defensivo, mas criando mais oportunidades no ataque. Aos 13 minutos, Carbonero arriscou de longe, mas chutou para fora. No minuto seguinte, foi a vez de Vitinho tentar o arremate, novamente sem sucesso, com a bola saindo desviada. A insistência continuou, e o time colorado chegou a marcar com Borré, mas houve impedimento de Carbonero no início da jogada.

Apesar da vantagem mínima, Paulo Pezzolano promoveu três alterações aos 19 minutos, já projetando o Gre-Nal deste domingo. Entraram João Victor, Allex e o zagueiro Félix Torres, que fez sua estreia com a camisa colorada. Em seguida, aos 22, Borré mandou a bola para as redes outra vez, porém, novamente o árbitro assinalou o impedimento. Outra chance ocorreu aos 30, quando Alan Patrick deu passe preciso para Borré, que finalizou, mas parou em defesa do goleiro.

As falhas defensivas do time colorado persistiram. Aos 35 minutos, Rochet se chocou com Marco e levou a pior. Ele seguiu no jogo, mas precisou receber atendimento médico para um curativo na cabeça. Foi uma boa oportunidade para o Inter-SM. Já nos minutos finais, aos 45, Borré recebeu de Tabata dentro da área, mas o centroavante chutou em cima do goleiro. Na cobrança de escanteio, Félix Torres apareceu no meio da pequena área e mandou a bola para as redes, coroando a estreia com um gol e definindo o placar.

CAMPEONATO GAÚCHO – 4ª RODADA

Inter 2
Rochet; Bruno Gomes, Mercado (Félix Torres), Victor Gabriel e Bernabei; Ronaldo, Paulinho, Vitinho (João Victor), Alan Patrick (Tabata) e Carbonero (Allex); Borré. Técnico: Paulo Pezzolano.

Inter-SM 0
Iago Hass; Mizael, Salazar, Rodrigo Augusto e Otávio; Júlio Simas, Laion, Marco; Wilson Júnior (Vítor Júnior), Yuri Mamute (Ignácio) e João Felipe (Michel). Técnico: Bruno Coutinho.

Arbitragem: Allan Ricardo Freitas da Rosa Azevedo, auxiliado por Fagner Bueno Cortes e Estefani Adriati Estrela da Rosa. VAR: Marcello Ignacio Domingues Neto (RS). Local: Beira-Rio. Renda: R$ 170.846,00. Público: 10.996 (9.467 pag.). Gols: Alan Patrick.

Fonte: Fabrício Falkowski / Correio do Povo

Últimas Notícias