
O Mercosul assina um acordo comercial com a União Europeia neste sábado (17), em cerimônia em Assunção, no Paraguai. O evento não contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A representação brasileira ficará a cargo do chanceler Mauro Vieira. O convite à solenidade é voltado a ministros das Relações Exteriores, que ratificarão o acordo.
Apesar de o ato ser direcionado a chanceleres, há a expectativa de que Lula seja o único presidente dos países sul-americanos ausente na cerimônia. Os demais líderes do bloco confirmaram participação: Javier Milei, da Argentina, Santiago Peña, do Paraguai, e Yamandú Orsi, do Uruguai.
Estratégia de Lula
Para marcar presença mesmo longe do ato da assinatura, Lula se reuniu, nessa sexta-feira (16), no Rio de Janeiro, com representantes da União Europeia. Ele fez um discurso que destacou o esforço do Brasil para o avanço do tratado comercial.
Ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o chefe do Executivo declarou que as negociações foram uma das prioridades do seu mandato e que o pacto será celebrado após “25 anos de sofrimento”.
“O acordo, que será assinado em Assunção, no Paraguai, é bom para o Brasil, o Mercosul, a Europa e, sobretudo, para o mundo democrático e o multilateralismo”, defendeu o petista.
Lula destacou que a parceria entre os dois blocos econômicos possibilitará a criação de “uma das maiores áreas de livre-comércio” do mundo, por alcançar cerca de 720 milhões de pessoas e movimentar o equivalente a um PIB (Produto Interno Bruto) de US$ 22 trilhões.
Von der Leyen também celebrou o avanço do tratado comercial e destacou a cooperação no âmbito de minerais críticos como um dos pilares do pacto.
“Eu estou muito feliz que a Europa e o Brasil estejam prontos para um acordo político muito importante para a questão de matérias-primas. Nós iremos fazer agora esse tipo de cooperação com projetos de investimento conjunto de lítio, níquel e terras raras. Isso é chave para o mundo digital e dependência energética”, afirmou.
Fonte: R7