Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

“A Sbørnia Kontr’Atracka” faz temporada no Teatro da AMRIGS

Simone Rasslan e Hique Gomez lideram o espetáculo de humor e música – Foto: Nilton Santolin / Divulgação / CP

Depois de uma exitosa turnê pelo Brasil, a sequência de Tangos e Tragédias, “A Sbørnia Kontr’Atracka” faz temporada no Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311), com a festiva delegação comandada Kraunus Sang (Hique Gomez) e Nabiha (Simone Rasslan). De 17 de janeiro a 1 fevereiro, sempre sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h, o espetáculo levará ao palco uma narrativa única, humor refinado e músicas cativantes, como o Copérnico, que há quarenta anos encanta o público e forma novos fãs a cada apresentação.

“O público pode esperar desta temporada o que sempre tiveram em Tangos e Tragédias, embora sem a presença física do Maestro Pletskaya (Nico Nicolaiewsky, falecido em 2014). Sentirão sua presença no conceito do trabalho e imagens geniais suas no telão. Aliás, uma parte importantíssima do projeto com imagens riquíssimas em sincronia com as canções”, afirma Hique Gomez.

No show, Kraunus (Hique Gomez) e Nabiha (Simone Rasslan) estão acompanhados de sbørnianos especiais: o Professor Ubaldo Kanflutz (Cláudio Levitan), reitor das Universidades de Ciências Fictícias da Sbørnia, MenThales (Tales Melati), o tocador de gaita-foles e hipnotizador das montanhas da Kashkadúnia, Pierrot Lunaire (Gabriella Castro) a grande sapateadora do Ballet Hiperbølico da Sbørnia e o “Stela Maritmus Sborniani”, as Estrelas do Mar Sbørniano, uma seleção de 12 vozes do Jungst Korhal Sbøniani.

“O espetáculo é envelopado por um desenho de luz que penetra na alma do público junto com as sonoridades dos instrumentos e um desenho de som imersivo com caixas distribuídas pelo espaço da plateia. Tecnologia 100% a serviço das emoções humanas”, diz Hique.

Hique Gomez e Simone Rasslan, além de atuarem, também assinam os arranjos musicais. Era tradição o espetáculo se apresentar no Theatro São Pedro, mas como o prédio está em reforma, desta vez a temporada vai para o Teatro da AMRIGS. No ano passado, a turma da Sbórnia completou 40 anos.

A TURNÊ PELO BRASIL

A temporada do verão 2026 acontece depois de uma turnê exitosa, em 2025, por Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Campo Grande, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. “Todas as cidades marcaram, umas por um motivo, outras por outro. São Paulo e Rio, pela presença de maciça de fãs do Tangos e Tragédias. Florianópolis por ter lotado com tanta antecedência. Mas, em Curitiba, sentimos a força da fênix Sbørniana. Momentos mágicos que não se esquece. Um show transcendental que trouxe a certeza de que estamos de volta no cenário Brasileiro com a força do Tangos e Tragédias”, relembra Hique.

A Sbørnia Kontr’Atracka é uma continuação das aventuras dos excêntricos personagens Kraunus Sang e Pletskaya, que exploram temas universais com inteligência e leveza e muito humor e música. A Sbørnia é uma ilha peculiar que se desprendeu do continente após sucessivas explosões nucleares, vagando errante pelos mares do mundo.

SERVIÇO:

O QUE: espetáculo A Sbørnia Kontr´Atracka

DATA: 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30, 31 de janeiro e 1º fevereiro de 2026

HORÁRIO: sexta e sábado às 20h / domingo às 19h

LOCAL: Teatro da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311), Porto Alegre

Ingressos antecipados pelo site Blueticket

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias