Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

DaColônia vira parceira nutricional oficial da dupla Gre-Nal

Crédito: Divulgação

A gaúcha DaColônia Alimentos Naturais, uma das principais indústrias do setor no Brasil, acaba de entrar na lista de parceiros oficiais da dupla Gre-Nal. O contrato firmado prevê o fornecimento de produtos naturais para os atletas, como paçoquinhas, cremes/pastas de amendoim e barras proteicas, conforme indicação das equipes de nutrição esportiva de cada clube. Com selos de Produto Orgânico e Vegano – e mais de 60 anos de tradição – DaColônia é líder nacional na categoria de cremes e pastas de amendoim e vice-líder em paçoquinha no Brasil, alimentos que contribuem significativamente para a performance esportiva e a recuperação muscular.

O amendoim é uma excelente fonte de energia por conter gorduras mono e poli-insaturadas, que são liberadas de forma estável durante o exercício, conforme explica Franciela Santin, nutricionista de Santa Catarina com atuação em performance esportiva e ultramaratonista da Seleção Brasileira de Ultramaratonas.

“O amendoim é um importante aliado de quem pratica esportes, por ser rico em proteínas vegetais e minerais como magnésio, potássio e fósforo, que têm atuação na contração e na recuperação dos músculos. Fonte de energia por conter gorduras mono e poli-insaturadas, também contém vitamina E, que ajuda a reduzir o estresse oxidativo causado pelos treinos, favorecendo o equilíbrio nutricional e a manutenção da saúde dos atletas”, salienta a nutricionista e ultramaratonista Franciela Santin.

A parceria entre DaColônia e a dupla Gre-Nal inclui ações conjuntas de marketing e relacionamento com os torcedores,como sorteios de ingressos e camisas oficiais, ativações digitais e promoções temáticas. Entre as propostas futuras está a criação de um “cupom de torcedor”, para que colorados e gremistas possam fazer compras com descontos especiais no site da DaColônia.

“O futebol faz parte da identidade do gaúcho, e poder unir a paixão dos torcedores à energia dos nossos produtos é algo que nos enche de orgulho”, afirma Wagner Freitas, Diretor de Marketing da DaColônia. “Temos uma longa tradição de apoio a eventos esportivos e acreditamos que essa parceria reforça o nosso compromisso com a nutrição saudável e com o incentivo ao esporte em todas as suas formas”, completa.

PRODUÇÃO 

Fundada em 1962 em Santo Antônio da Patrulha (RS), DaColônia conta com mais de 250 itens em seu portfólio, sendo 70% deles à base de amendoim – a cada mês, produz uma média de 1.200 toneladas de alimentos. Só de paçoquinha são 2 milhões de unidades por dia. Com formulações que priorizam a saudabilidade, produtos DaColônia são encontrados também no Canal Farma brasileiro.

Entre os produtos de destaque estão as barras de proteínas, com opções veganas e também com whey protein, fonte de fibras e todas sem glúten, sem conservantes, sem aditivos e adoçadas com tâmara, pastas integrais de amendoim e de castanha-de-caju, biomassa de banana verde, banana fit, chips de mandioca e de batata-doce, paçoquinha zero açúcar, biscoito de arroz, entre vários outros produtos.

Assim, aliando tradição com qualidade e inovação, e uma diversidade de sabores que tem atraído novos consumidores apaixonados por amendoim, a empresa viu o faturamento crescer 146% nos últimos 5 anos, saltando de um faturamento de R$ 170 milhões em 2020 para R$ 418 milhões em 2024.

Últimas Notícias