O governo do Estado apresentou, na manhã deste sábado, o primeiro balanço da Operação Verão Total, que reúne ações na área da segurança pública realizadas no Litoral Norte, Litoral Sul e em balneários de água doce. Em comparação com o verão 2024/2025, os números indicam redução nos crimes violentos, como homicídios, e nos roubos a veículos e pedestres. Por outro lado, houve aumento nos roubos a estabelecimentos comerciais e residências.
Conforme os dados divulgados, entre 20 de dezembro e 6 de janeiro foram registrados sete crimes violentos, menos da metade dos 18 ocorridos no mesmo período do verão passado, o que representa queda de 61%. Os roubos a pedestres caíram de 76 para 34 casos (-55%), enquanto os roubos a veículos passaram de oito para três (-62%) em todo o litoral gaúcho. Também houve redução nos registros de estelionato, de 358 para 243 ocorrências (-32%).
Os únicos aumentos observados foram nos roubos a estabelecimentos comerciais, que passaram de dois para cinco casos (+150%), e nos roubos a residências, de sete para nove registros (+28%). O governo ressaltou que os dados abrangem todo o território dos municípios, e não apenas a faixa litorânea. Ao todo, 38 cidades estão contempladas pela operação.
O governador Eduardo Leite participou da apresentação, realizada na Câmara de Vereadores de Xangri-Lá, no Litoral Norte. Em entrevista coletiva, ele atribuiu os resultados positivos aos investimentos estaduais em segurança pública, à integração entre as forças de segurança e ao trabalho de inteligência, com foco no mapeamento de lideranças de organizações criminosas no Rio Grande do Sul.
“São os melhores indicadores da nossa história recente, desde que se tem registros. Temos muita confiança de que este é um resultado consistente, que vai perdurar. Há estratégia, investimento e integração para garantir que esses resultados continuem acontecendo”, afirmou.
*Com informações de Renê Almeida / Correio do Povo