Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

CDL POA terá novo presidente a partir deste mês

Crédito: Divulgação

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) elegeu, por aclamação, seu novo Conselho Diretor para o período de 2026 e 2027. A Entidade será presidida pelo empresário Carlos Klein, fundador da Via Condotti, vice-presidente da CDL POA na atual gestão, formado em Ciências Econômicas na UFRGS e diretor financeiro voluntário do Banco de Alimentos de POA.

“A CDL POA inicia este novo ciclo com um compromisso firme: fortalecer o varejo gaúcho em todas as suas dimensões. Os próximos anos serão marcados por inovação, qualificação e diálogo permanente com o poder público a fim de construir um ambiente mais competitivo e sustentável para quem empreende no Rio Grande do Sul”, afirma Klein.

A trajetória de Carlos Klein como dirigente na CDL POA começou em 2014 na função de diretor financeiro. Entre 2016 e 2020, foi diretor comercial e, em 2020, se tornou vice-presidente comercial. Desde 2024, é o 2º vice-presidente da entidade. A Via Condotti foi fundada em 2011 com o propósito de democratizar o acesso à moda masculina para todas as ocasiões. A marca conta com filiais em Porto Alegre e Canoas, presente nos shoppings Canoas, Bourbon Ipiranga e Total, além do Centro Histórico da Capital.

A partir de 1o de janeiro, Carlos Klein substituirá Irio Piva, fundador e presidente da Elevato Materiais de Construção e da Elevato Móveis e Decorações, que esteve à frente da entidade nos últimos seis anos, durante três mandatos. Conforme o estatuto da entidade, o conselho diretivo é composto pelo presidente e nove vice-presidentes. Na nova gestão, Piva ocupará o cargo de Vice-Presidente de Negócios. A cerimônia oficial de posse ocorrerá no início de 2026.

Conselho Diretivo 2026/2027 da CDL Porto Alegre

Presidente – Carlos Klein (Via Condotti)
1º Vice-presidente – Otelmo Drebes (Lojas Lebes)
2ª Vice-presidente – Nilva Bellenzier (Bellenzier Pneus)
3º Vice-presidente – Juarez Meneghetti (O Boticário)
Vice-presidente de Negócios – Irio Piva (Grupo Elevato)
Vice-presidente Financeiro e Administrativo – Otávio Scheibe (Casa do Pão de
Queijo)
Vice-presidente Marketing – Vinicius Zampieron (V4)
Vice-presidente Relações Políticas e Institucionais – Carlos Frederico
Schmaedecke (Confraria Masculina)
Vice-presidente de Micro e Pequenas Empresas – Sérgio Galbinski (Muda Muda)
Vice-presidente de Inovação – Ricardo de Oliveira (Ferragem Thony)

Últimas Notícias