
Se Porto Alegre está mais vazia nestes últimos dias de 2025, com o maior movimento de pessoas rumo às praias e ao interior gaúcho, o mesmo não pode ser dito em relação ao Mercado Público, que, na manhã desta terça-feira, estava repleto de pessoas em busca dos itens da ceia de Réveillon. Entre eles, estão em destaque nas bancas carne suína, lentilha, romã, entre outros produtos cercados de superstições.
O alto movimento reflete também em boas vendas por parte de comércios como açougues, que veem em dezembro seu melhor mês do ano, segundo o diretor da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Rafael Sartori. “Em questão de volume, chegamos a comercializar até 30% a 40% a mais do que em outros meses. É um período bastante especial para nós, e em que temos bastante empenho a fim de oferecer o melhor para o consumidor”, salientou ele.
Fazendo um resgate de 2025, Sartori afirma que o ano foi também marcado pela reconstrução, já que o local ainda não está totalmente recuperado após as enchentes de 2024. “Está mais ou menos funcional. A enchente bateu muito forte em nós, fez um ano e meio e ainda estamos muito machucados. Quando estávamos nos recuperando da pandemia, veio a água e nos ‘deu um caldo’. Mas somos guerreiros, fortes e acreditamos nos nossos negócios”, comentou ele.
“Quem vier aqui, vai encontrar o Mercado mais limpo e organizado”, acrescentou. O casal Jarbas Wolff, motorista de aplicativo, e Janete Lima, professora, são moradores de Igrejinha, no Vale do Paranhana, e aproveitaram o conserto de um celular em Porto Alegre para passear no Mercado Público, que visitaram pela primeira vez.
“Já que estávamos tão perto, pensamos em vir conhecer. Estamos observando os produtos, talvez levaremos algumas coisas”, comentou Wolff. Nesta quarta-feira, o Mercado Público funciona em horário reduzido, das 7h30 às 17h, e na quinta, estará fechado, reabrindo ao público na sexta-feira. Ao longo do mês de dezembro, o local teve funcionamento diferenciado. Já os supermercados também trabalham com horários diferentes neste final de ano.
O movimento nestes estabelecimentos foi igualmente de moderado a alto, com diversas redes trabalhando ainda com promoções de Natal, liquidando aves e outros itens da ceia natalina, o que atraiu clientes que não saíram de Porto Alegre. De acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), conforme a convenção do setor, as lojas de shoppings devem fechar às 18h neste dia 31, enquanto as de rua devem encerrar as atividades às 19h. Já os supermercados fecham às 20h. Muitas redes não abrem nesta quinta.
Fonte: Felipe Faleiro / Correio do Povo