
As chuvas que atingiram parte do Estado entre os dias 24 e 25 de dezembro deixaram muitas famílias preocupadas durante as comemorações de Natal. Em Porto Mauá, o grande acumulado de chuva que atingiu a cidade nos últimos dias causou a cheia do Rio Santa Rosa, deixando uma ponte que liga a comunidade de Ressaca com a localidade de Boa União e Novo Machado submersa.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil local, Arielton Carvalho, o acumulado de chuva registrado no mês de dezembro foi de 200,2mm. Segundo ele, as comunidades não ficaram ilhadas porque aquela passagem é usada como rota alternativa. Não há outros registros de estragos na cidade.
Em Candelária, a chuva que atingiu a cidade em um curto período de tempo provocou a queda da cabeceira da Ponte Império, passagem que liga o município com a cidade de Passa Sete, deixando a via intransitável. De acordo com o coordenador da Defesa Civil local, João Vicente de Oliveira Carrão, foi registrada uma precipitação de 130mm de chuva em apenas 24 horas. “Este é um problema recorrente que necessita de uma obra planejada no local. Entretanto, há rotas alternativas.”
Em Faxinal do Soturno, a chuva provocou estragos especialmente nas estradas e acessos que ligam as comunidades do interior. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vito Martins Fraga, em 24 horas foi registrada uma precipitação de 180mm, deixando a ERS 348 interrompida para quem desloca em direção ao Sítio dos Melos. “O acesso a Valveronez, Ivorá e Silveira Martins também ficou comprometido por conta da cheia do rio Guarda Mor.”
Houve ainda o destelhamento de uma casa na cidade e a Defesa Civil forneceu 24 folhas de Brasilit ao morador. A administração estuda a possibilidade de novamente decretar situação de emergência em decorrência dos estragos provocados pela chuva. “Seguimos em situação de emergência desde julho e ainda estamos nos recuperando. As estradas são as mais prejudicadas em razão do chão batido.” Segundo Fraga, as equipes estão em alerta e de prontidão em decorrência da previsão de mais chuva para o final de semana.
Fonte: Fernanda Bassôa / Correio do Povo