
Os últimos dias no Rio Grande do Sul foram marcados por instabilidade, que por conta de um rio atmosférico provoca grande volume de chuva e temporais. Até fim da tarde da terça-feira, 23, ao menos 18 municípios reportaram danos à Defesa Civil estadual.
Nesta quarta-feira, 24, véspera de Natal, a tendência é presença do sol, chuva e abafamento no estado. Contudo, os gaúchos devem ficar atentos as condições meteorológicas pois o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para risco de tempestades no RS nas próximas horas.
Um deles é classificado pela cor Amarela, que indica que o grau de severidade é de “perigo potencial” e tem validade até às 23h59 desta quarta. O aviso indica acumulado de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos com velocidade entre 40 e 60 km/h e queda de granizo.
Contudo é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Esse alerta abrange grande parte do território gaúcho, incluindo as seguintes áreas: Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense e Noroeste Rio-grandense.
Já o outro alerta do Inmet é classificado pela cor Laranja, que indica que o grau de severidade é de “perigo”. O comunicado, que tem validade até as 23h59 da quinta-feira, 25, indica acumulado de chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos intentos que podem variar entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. Nesse caso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Esse aviso tem como área a abrangência só parte do estado, que inclui a região metropolitana de Porto Alegre, Noroeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense e Centro Oriental Rio-grandense.