Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Sobe para 18 o número de cidades afetadas pelas chuvas no RS

Foto: Prefeitura Frederico Westphalen / Divulgação

Subiu para 18 o número de cidades que registraram danos provocados pelas chuvas entre domingo e a noite dessa segunda-feira no Rio Grande do Sul. O balanço foi divulgado pela Defesa Civil estadual na tarde desta terça. No levantamento da manhã, nove municípios constavam na lista.

Frederico Westphalen, que informou o colapso do sistema de escoamento de água em ruas centrais e bairros, foi o local mais afetado. A consequência foi o registro de alagamento de casas, estabelecimentos comerciais. Dezoito casas e comércios ficaram cheios de água. Veículos estacionados nas ruas ficaram submersos. Não há, no entanto, informações de feridos, desalojados e desabrigados até o momento.

A cidade de Santo Cristo relatou que a água da chuva entrou em cinco casas. O município também informou que houve quedas de muros e danos consideráveis em estradas e pontes.

Santa Rosa informou a retirada preventiva de três famílias de suas casas, que ficam localizadas em áreas de risco. O grupo de pessoas foi encaminhado para um abrigo temporário no Ginásio João Batista Moroni.

Confira a lista de municípios:

  1. Cândido Godoy: alagamento de pontilhões e pontes, com lâmina d’água sobre as estruturas, ocasionando a interdição parcial e total de estradas vicinais e das divisas intermunicipais.
  2. Campos Borges: Reportou – Danos: Boqueio de estradas, acumulo de água na pista, arrolamento de pedras, casas afetadas
  3. Erval Seco: Reportou em um período aproximado de 30 min ocorreu alagamento de ruas, estradas e pontilhões, com lâmina d’água sobre as estruturas, ocasionando a interdição parcial e total de estradas vicinais.
  4. Farroupilha: Reportou que devido aos fortes ventos ocorridos nesta data, na localidade de Vila Rica, Interior de Farroupilha, houve danos em uma escola e aproximadamente 15 residências, ocasionando apenas danos materiais até o momento.
  5. Frederico Westphalen: informou colapso do sistema de escoamento de água em ruas centrais e bairros, ocasionando alagamento de residências, estabelecimentos comerciais e deixando veículos estacionados em vias públicas parcialmente submersos. Foram computadas dezoito residências e sete estabelecimentos comerciais alagados. O Corpo de Bombeiros Militar atendeu ocorrência onde foi necessário o rompimento de um muro residencial para liberar água represada pela chuva. Não há informações de feridos, desalojados e desabrigados até o momento. Providências: vistoria de áreas atingidas, limpeza de bueiros e ruas afetadas, bem como auxílio às famílias atingidas.
  6. Gaurama: Reportou destelhamento: uma casa danificada, destelhamento de lojas, queda de árvores.
  7. Lajeado do Bugre: Reportou que em um período aproximado de 30 min ocorreu alagamento de ruas, estradas e pontilhões.
  8. Porto Lucena: informou estradas extremamente danificadas pelas chuvas intensas, danos em lavouras, transbordamento de riachos com diversos danos em bueiros e pontilhões, vias interditadas por alagamentos, açudes com risco de transbordamento.
  9. Porto Vera Cruz: foram identificados pontilhões com lâmina d’água sobre a estrutura, resultando na interrupção temporária do tráfego em estradas vicinais.
  10. Roque Gonzales: Reportou alagamentos em vias rurais, com danos significativos em estradas vicinais, dificultando o tráfego em alguns trechos. Quedas de barreiras, pontes e pontilhões submersos. Danos em lavouras provocados por erosão e forte escoamento superficial.
  11. Rondinha: Reportou Inundação de várias vias no perímetro Urbano e também em vias no interior do município.
  12. Sananduva: informou duas lojas alagadas no centro da cidade e uma queda de árvore que danificou parcialmente o telhado de uma residência. Providências adotadas: retirada da árvore e colocação de lona sobre a casa.
  13. Santa Rosa: informou a retirada preventiva de 3 famílias de suas casas, localizadas em área de risco. As famílias foram encaminhadas para abrigo temporário no Ginásio João Batista Moroni. A Defesa Civil Municipal atuou no local prestando apoio. A CREPDEC 5 deslocou-se ao município para acompanhamento da situação, apoio técnico e articulação das ações de resposta e monitoramento regional. Desabrigados: 14 pessoas. Desalojados: 1 família. O rio já voltou à calha e as famílias devem retornar às residências.
  14. Santo Cristo: informou entrada de água em 5 residências, ocasionando danos mínimos, com situação já normalizada e sem necessidade de medidas adicionais. Posteriormente, informou inundação de algumas residências, queda de muros e danos significativos em estradas e pontes do interior do município, com vários pontos de bloqueio.
  15. Seberi: informou o transbordo de rio que deixou três pescadores ilhados. Providências: Corpo de Bombeiros acionado. Salvamento realizado com êxito.
  16. Senador Salgado Filho: informou alagamentos pontuais em vias rurais, com prejuízos em estradas vicinais, dificultando o tráfego em alguns trechos. Há relato de um veículo que saiu da pista e caiu em um rio, sem registro de feridos. Usuários das vias rurais e moradores das localidades atingidas foram impactados.
  17. Soledade: Reportou devido as chuvas intensas, 20 casas foram invadidas por lama, no local existe um loteamento construído irregularmente, fato que colaborou para o ocorrido.
  18. Tuparendi: informou extrapolação da capacidade de escoamento dos sistemas de drenagem urbana, com acúmulo de água em ruas, calçadas e outras infraestruturas urbanas, em decorrência de precipitações intensas, afetando cinco residências.

Fonte: Rádio Guaíba

Últimas Notícias