
Familiares, amigos e admiradores se reuniram na manhã desta terça-feira, dia 23, na Assembleia Legislativa para o velório de Ieda Maria Vargas, ex-Miss Universo e uma das figuras mais emblemáticas da história da moda e da representação brasileira no exterior. Ieda faleceu na segunda-feira, dia 22, em Gramado, deixando um legado que ultrapassa títulos e conquistas internacionais.
Após o velório, o corpo de Ieda Maria Vargas será cremado às 17h, no Cortel Metropolitano Crematório, em uma cerimônia reservada a familiares e amigos próximos.
Para os filhos, Fernanda e Rafael Vargas, o momento é de tristeza, mas também de gratidão pela história vivida ao lado da mãe. “A nossa história com ela é muito grande. Pelo carinho das pessoas, por tudo o que ela representou para o Brasil. Para nós, ela foi mãe. Além de ter sido Miss, foi uma referência de mãe mesmo, uma mãe maravilhosa”, afirmou Fernanda. Ela também agradeceu as manifestações de afeto recebidas pela família e ressaltou a trajetória completa da mãe. “Ela passou por todas as fases da vida”, disse.
Rafael destacou que a família esteve ao lado de Ieda nos últimos dias e falou com serenidade sobre o processo de despedida. “A gente nunca está pronto, mas é inevitável para todos nós. Apesar da tristeza, o mais importante é lembrar da alegria que foi viver com ela todo esse tempo e ter ela como nossa mãe”, afirmou. Segundo ele, esse é o sentimento que a família deseja preservar neste momento.
Entre as homenagens, Júlia Guerra, atual Miss Universe Rio Grande do Sul, destacou a importância histórica de Ieda para as misses brasileiras. “A Ieda foi uma grande referência e vai continuar sendo. Ela abriu caminhos que para nós misses eram inimagináveis. Então, ela construiu um legado. Hoje eu não represento só o Rio Grande do Sul, mas todas as misses brasileiras que sonham com o título de Miss Universe, porque ela abriu essa porta”, afirmou.
Júlia também falou da emoção da despedida:
“É muito difícil, é doloroso, mas me sinto de certa forma honrada em estar na mesma linha do tempo de Ieda Maria Vargas e espero continuar contribuindo para nossa cultura gaúcha e para esse legado de mulheres fortes.”
O coordenador do Miss Universe Rio Grande do Sul, Paulo Linhares, relembrou a convivência próxima com Ieda nos últimos anos. “Falar da Ieda não é fácil. A Ieda foi uma grande amiga. Estivemos muito próximos nos últimos três anos, desde que eu tomei a frente do Miss Universe Rio Grande do Sul. Ela era muito solícita, muito amiga, sempre contando histórias”, relatou.