Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Luís Castro é apresentado no Grêmio: “Temos que nos preparar para grandes batalhas”

Novo técnico do Grêmio, o português Luís Castro, de 64 anos, foi apresentado oficialmente como técnico do Grêmio. Ao lado do presidente Odorico Roman e do departamento de futebol gremista, o treinador explicou a sua saída do Botafogo em 2023, passem pela Europa, futebol árabe e comentou como será implementado o seu trabalho no comando técnico do Grêmio.

Foto: Divulgação Flickr do Grêmio F.B.P.A / Lucas Uebel

O novo treinador gremista concedeu entrevista coletiva por 1h no auditório principal da Arena do Grêmio. Luis Castro comentou sobre o motivo que o fez deixar o Botafogo na metade da temporada de 2023: ” Aquilo que me fez sair foi ir trabalhar com um jogador que é referência mundial. Era hora de trabalhar com Cristiano Ronaldo. Também trabalhei com Sádio Mané e Laporte, outros grandes jogadores”, explicou.

O treinador explicou a sua decisão por trabalhar no Grêmio e se mostrou ciente da situação financeira do clube: “Representar o Grêmio é um desafio grande e estou feliz. Não ter os recursos financeiros que poderíamos ter, e sei bem disso, então, nós temos que ser minuciosos na escolha dos jogadores. Nós temos que ter no nosso elenco espaço para jogadores que vem da base”, disse.

Ainda sobre o poder de investimento do clube, Luis Castro completou: “Não vamos lamentar o problema financeiro do clube. Viemos cientes da situação do clube e estamos prontos para o trabalho. Vamos trabalhar sempre dentro da realidade do Grêmio e contar com jogadores que querem estar aqui”.

Foto: Divulgação Flickr do Grêmio / Lucas Uebel

“A maior recompensa que um treinador pode ter é deixar a torcida feliz. É uma torcida que dá espetáculo, que é o coração do estádio e quero sentir isso na Arena. Gostei da recepção mesmo sendo tarde da noite”, sobre a expectativa e a relação com a torcida do Grêmio.

Por fim, Luis Castro prometeu um time competitivo, que seja protagonista no futebol brasileiro e não lamentou o pouco tempo estipulado de pré-temporada pelo novo calendário da CBF. “Com o elenco que temos aqui vamos competir e já podemos competir. Vamos buscar um upgrade do elenco. Queremos ser protagonistas e o treinador é um parceiro do clube, parceiro da instituição. O ideal de preparação são cinco semanas, mas não temos isso. É assim, não vamos lamentar. É mais desafiante e motivador.

Luis Castro chega ao Grêmio com um contrato de duas temporadas, até o fim de 2027. A sua comissão técnica é composta por: Vitor Severino (auxiliar técnico), Pedro Mané (auxiliar técnico), Daniel Correia (preparador de goleiros), Nuno Baptista (analista de desempenho), Nuno Cerdeira (preparador físico) e Roberto Júnior (preparador físico).

O treinador e sua comissão técnica retornam para Portugal nesta terça-feira, mas a partir do dia 02 de janeiro já estarão em Porto Alegre para dar inicio a pré-temporada gremista no CT Luiz Carvalho. O primeiro jogo oficial da temporada está previsto para o dia 11 de janeiro, contra o Avenida, pelo Campeonato Gaúcho, em Santa Cruz do Sul.

Últimas Notícias