Novo técnico do Grêmio, o português Luís Castro, de 64 anos, foi apresentado oficialmente como técnico do Grêmio. Ao lado do presidente Odorico Roman e do departamento de futebol gremista, o treinador explicou a sua saída do Botafogo em 2023, passem pela Europa, futebol árabe e comentou como será implementado o seu trabalho no comando técnico do Grêmio.

O novo treinador gremista concedeu entrevista coletiva por 1h no auditório principal da Arena do Grêmio. Luis Castro comentou sobre o motivo que o fez deixar o Botafogo na metade da temporada de 2023: ” Aquilo que me fez sair foi ir trabalhar com um jogador que é referência mundial. Era hora de trabalhar com Cristiano Ronaldo. Também trabalhei com Sádio Mané e Laporte, outros grandes jogadores”, explicou.
O treinador explicou a sua decisão por trabalhar no Grêmio e se mostrou ciente da situação financeira do clube: “Representar o Grêmio é um desafio grande e estou feliz. Não ter os recursos financeiros que poderíamos ter, e sei bem disso, então, nós temos que ser minuciosos na escolha dos jogadores. Nós temos que ter no nosso elenco espaço para jogadores que vem da base”, disse.
Ainda sobre o poder de investimento do clube, Luis Castro completou: “Não vamos lamentar o problema financeiro do clube. Viemos cientes da situação do clube e estamos prontos para o trabalho. Vamos trabalhar sempre dentro da realidade do Grêmio e contar com jogadores que querem estar aqui”.

“A maior recompensa que um treinador pode ter é deixar a torcida feliz. É uma torcida que dá espetáculo, que é o coração do estádio e quero sentir isso na Arena. Gostei da recepção mesmo sendo tarde da noite”, sobre a expectativa e a relação com a torcida do Grêmio.
Por fim, Luis Castro prometeu um time competitivo, que seja protagonista no futebol brasileiro e não lamentou o pouco tempo estipulado de pré-temporada pelo novo calendário da CBF. “Com o elenco que temos aqui vamos competir e já podemos competir. Vamos buscar um upgrade do elenco. Queremos ser protagonistas e o treinador é um parceiro do clube, parceiro da instituição. O ideal de preparação são cinco semanas, mas não temos isso. É assim, não vamos lamentar. É mais desafiante e motivador.
Luis Castro chega ao Grêmio com um contrato de duas temporadas, até o fim de 2027. A sua comissão técnica é composta por: Vitor Severino (auxiliar técnico), Pedro Mané (auxiliar técnico), Daniel Correia (preparador de goleiros), Nuno Baptista (analista de desempenho), Nuno Cerdeira (preparador físico) e Roberto Júnior (preparador físico).
O treinador e sua comissão técnica retornam para Portugal nesta terça-feira, mas a partir do dia 02 de janeiro já estarão em Porto Alegre para dar inicio a pré-temporada gremista no CT Luiz Carvalho. O primeiro jogo oficial da temporada está previsto para o dia 11 de janeiro, contra o Avenida, pelo Campeonato Gaúcho, em Santa Cruz do Sul.