
A Prefeitura de Porto Alegre apresentou, neste sábado, 104 novos ônibus para reforçar o transporte coletivo da Capital. A entrega faz parte do Programa Mais Transporte, que teve início em 2022, correspondendo a uma renovação de 45% da frota nos últimos quatro anos.
De acordo com o prefeito Sebastião Melo, desde o início do projeto, já foram incorporados 538 novos ônibus à frota (108 em 2022, 137 em 2023, 189 em 2024 e, agora, mais 104 em 2025). Todos são equipados com tecnologia Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de poluentes, além de ar-condicionado e recursos de acessibilidade.
“Esses ônibus novos garantem mais conforto aos passageiros, além de reduzir custos com combustível e manutenção. Já renovamos quase metade da frota. Queremos que as pessoas utilizem mais o transporte coletivo, porque isso também é sustentabilidade”, afirmou Melo.
Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, a modernização da frota é resultado de investimento superior a R$ 500 milhões, realizado pelos concessionários privados do transporte coletivo. No total, 1.023 veículos possuem sistema de refrigeração, o que representa 96% da frota operacional de 1.072 veículos em dias úteis. Aos finais de semana, todos os ônibus circulam com ar-condicionado.
O sistema de transporte público, mesmo diante do impacto sofrido pela tragédia climática e os reflexos da pandemia, tem avançado com ações concretas. Por meio do programa Mais Transporte, investimos em infraestrutura, como a reforma de 11 terminais e das estações de corredor, na qualificação de mais de mil pontos de parada, além de aumentar o número de viagens e iniciar a eletrificação da nossa frota. Nosso foco é melhorar a experiência do passageiro garantindo o equilíbrio financeiro para o usuário”, destacou o secretário.
Além da renovação da frota, o Executivo Municipal também trabalha na ampliação dos abrigos de ônibus, no lançamento do aplicativo TRI GPS, que permite acompanhar em tempo real a localização dos veículos, em novas formas de pagamento, no contrato de manutenção dos terminais e estações de corredores e na qualificação dos terminais de bairro. Também atua na implantação do projeto Abrigo Amigo, que busca reforçar a segurança de usuários do transporte público noturno.
Fonte: Correio do Povo